Secretaria de Educação do Rio de Janeiro lança mapeamento público de transporte escolar

Rio de Janeiro

01.02.2024

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) acaba de criar um banco de dados para empresas interessadas em oferecer transporte escolar rural e marítimo para estudantes das escolas estaduais. O mapeamento também está aberto aos prestadores do transporte PCD, visando atender alunos que possuem deficiência motora permanente ou temporária, que dificulte a locomoção de sua residência até a escola. O mapeamento de parceiros pretende melhorar a qualidade do serviço, aumentar a transparência nos processos administrativos e minimizar as irregularidades na prestação do serviço.

O mapeamento, que não tem a obrigação de contratação, busca subsídios para estudos técnicos preliminares, baseado em análises de viabilidade técnica, para futuras tomadas de decisões.

– O trabalho foi desenvolvido durante um ano com a participação de vários setores da Seeduc e visa criar mapeamento e uma base de dados dos prestadores de serviço de transporte escolar, de veículos utilizados e de valores praticados, que certamente irá trazer melhorias nos processos administrativos do programa de mobilidade dos estudantes. Reforçamos que a solicitação inicial não tem caráter de contratação pública e, sim, buscar objetivamente subsidiar o estudo técnico preliminar, analisar a viabilidade técnica, bem como instruir a elaboração do Termo de Referência ou Projeto Básico, com informações e valores de mercado – afirma Davi Moreno, coordenador de Transporte Escolar da Seeduc.


Foto: Sandra Barros - Seeduc-RJ