Secretaria de Educação participa de reunião com embaixador da Nova Zelândia no Brasil

Amazonas

03.08.2023

A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Kuka Chaves, se reuniu na quinta-feira (03/08), com o Embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Prendergast, no Centro Cultural Palácio da Justiça, no Centro da cidade. O encontro buscou alinhar parcerias entre Brasil e Nova Zelândia, voltadas para a educação na rede pública de ensino do Amazonas.

A titular da secretaria de educação apresentou as nove escolas bilíngues da rede estadual  de ensino; que atendem, aproximadamente, 5,5 mil estudantes  ofertando os seguintes idiomas: Inglês, Espanhol, Francês, Japonês e Tukano. 

“Entendemos o quanto a expansão de escolas bilíngues proporciona o acesso e o aprendizado de outro idioma, e fortalece a formação do estudante; por isso o governador Wilson Lima tem o interesse de investir cada vez mais no ensino bilíngue e em parcerias que oportunizem novas experiências e o intercâmbio para estudantes da rede”, afirmou a secretária Kuka Chaves. 

Na oportunidade, o embaixador da Nova Zelândia no Brasil, Richard Predergast, se dispôs a aprofundar as tratativas sobre a parceria entre a Secretaria de Educação e a Embaixada, na busca de propiciar um intercâmbio com os estudantes da rede pública.

Sustentabilidade 

A secretária Kuka Chaves também apresentou à comitiva da Nova Zelândia o projeto da “Escola da Floresta”, que busca  promover a sustentabilidade  e expandir a educação socioambiental nas unidades de ensino. A primeira unidade da Escola da Floresta será localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, em São Sebastião do Uatumã (distante a 247 quilômetros de Manaus).

“Para nós, enquanto secretaria, é uma grande felicidade apresentar esse projeto inovador do Governo do Estado. Uma proposta ousada, com conceito de sustentabilidade, reaproveitamento da água da chuva, estação de tratamento de efluentes, hortas comunitárias  e o ensino voltado para a preservação do meio ambiente”, finalizou Kuka Chaves. 

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto

Texto: Karine Pantoja