Secretaria de Educação participa de reunião com lideranças indígenas da calha do Madeira

Amazonas

24.07.2023

Mais de 20 lideranças indígenas  dos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte, localizados na calha do rio Madeira, se reuniram com representantes da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Educação Escolar Indígena (Geei), e com o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena do Amazonas (Ceei/AM), para discutir questões relacionadas à educação, nas comunidades desses municípios.

O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação, zona sul de Manaus. As lideranças representaram os povos Sateré-Mawé e Munduruku, residentes próximos aos rios Mari-Mari, Mapiá e Canumã. As principais pautas de discussão foram relacionadas à merenda escolar, professores, escolas-pólo e anexos.

A secretária adjunta Pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, destacou a importância do encontro, principalmente, por reunir diferentes representantes e lideranças, com o objetivo de discutir a educação indígena. 

“Nós tratamos de diversos assuntos pertinentes à educação escolar indígena. Foi uma reunião bastante proveitosa, em que tivemos a participação do CEEI, da nossa Gerência Indígena, do Departamento de Políticas Públicas e da Secretaria Executiva Pedagógica, entre outros departamentos da Secretaria, para tratar, exclusivamente, das necessidades dessas comunidades”, comentou a secretária.

A comitiva já visitou outras instituições como o Ceei, o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e, agora, a Secretaria de Educação.

Fortalecimento

O representante da Funai, Emilson Frota, também presente na reunião, falou sobre a necessidade de fortalecer o diálogo entre as instituições e as comunidades indígenas, como forma de garantir uma educação de qualidade às comunidades. 

“A gente precisava vir até aqui para conversar com a secretária, para explanar, fortalecer a Gerência e o Conselho, que é nosso principal órgão de controle social. Isso para que a educação escolar indígena tenha melhorias e nossos alunos tenham um bom rendimento no fim de seus estudos”, explicou Emilson Frota.

O cacique real do rio Mari-Mari e da terra indígena Coatá-Laranjal, Marcelo Moreira, destacou que um dos principais temas abordados durante o encontro foram transporte escolar e a criação de polos educacionais. 

“Estamos representando as 2 mil pessoas do rio Mari-Mari e verificando o que podemos conseguir de avanços para a nossa comunidade”, explicou o cacique.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar