Secretaria de educação promove evento on-line para debater a educação especial

Alagoas

28.11.2023

Com o objetivo de impulsionar a reflexão acerca da educação especial, a Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc-AL) promove o Seminário Estadual de Educação Especial. Construído a partir do tema “Conhecer para Incluir”, o evento teve início nesta segunda-feira (27), sendo transmitido pelo canal oficial da educação no YouTube (Educação Alagoas)e vai até a próxima quarta-feira (29). O seminário é voltado para a rede de servidores do Estado de Alagoas e todos aqueles interessados na busca de um sistema educacional inclusivo.

Organizado pela Gerência Especial de Integração, Família, Comunidade e Rede de Proteção, o evento é marcado por áreas temáticas que norteiam as palestras que ocorrem durante o período da tarde, a programação irá abordar assuntos como: os desafios e avanços da educação especial, a aprendizagem criativa, metodologias ativas no atendimento educacional especializado. Aqueles interessados em participar ainda podem se inscrever no evento pelo formulário: https://forms.gle/DttLXznjvLYPWoy98.

 

O seminário é uma oportunidade de impulsionar reflexões sobre a prática interdisciplinar dos profissionais que fazem cotidianamente o Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), possibilitando ainda a reflexão sobre a importância de que todos conheçam as especificidades desses estudantes com deficiência. O evento é um marco importante para a disseminação da importância de todos conhecerem o que é a educação especial e inclusiva.

 

“O seminário foi idealizado com o intuito de reunir servidores da rede do Estado de Alagoas, e demais interessados, para refletirem e discutirem sobre os desafios para um sistema educacional inclusivo e avanços atuais na Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, considerando a importância de todos conhecerem o que é a educação especial e inclusiva, o público e suas especificidades, para que estes estudantes sejam vistos, compreendidos e incluídos na comunidade escolar”, ressalta Shayane Farias.

 

Experiências exitosas

Durante o seminário, educadores da rede estadual apresentarão projetos bem sucedidos voltados para a Educação Especial. No primeiro dia, foram expostas ações voltadas para estudantes autistas.

 

Coordenador da Sala de Recursos da Escola Estadual Graciliano Ramos, em Palmeira dos Índios, o professor Anderson Gomes foi um dos expositores e falou dos projetos desenvolvidos na instituição, onde se destaca o uso da arte para o fortalecimento do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

“Temos estudantes autistas no grupo teatral da escola e que, além de atuarem, participam da sonoplastia das peças. Inclusive nossa peça ‘A História Secreta da Criatividade do Povo Alagoano’ foi premiada no Encontro Estudantil da Rede Estadual e no Encontro de Iniciação Científica do Instituto Federal de Alagoas, o Ifal. Percebemos que a arte é uma forte parceira do AEE, ajudando estes estudantes a melhorar a dicção e a falar em público. Por isso, também temos diversas outras ações neste sentido em nossa sala de recursos, o que inclui produção de histórias em quadrinhos e aulas de música”, relata Anderson.

Ana Cecília Oliveira/ Ascom Seduc   Fotos: Reprodução