Secretaria de Educação do Acre realiza avaliação nutricional de alunos

Acre

07.06.2023

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), está realizando uma avaliação nutricional dos estudantes da rede pública. Nesta terça-feira, 06, a ação aconteceu nas escolas João Paulo II e Ramona Mula de Castro, ambas de ensino fundamental, anos iniciais, localizadas na região da baixada da Sobral.

A avaliação nutricional é realizada em concordância com as resoluções CFN nº 465/2010 e CD/FNDE nº 06/2020, dentro da competência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) a fim de identificar alunos que possuem necessidades nutricionais específicas.

O diagnóstico nutricional possibilita o desenvolvimento de ações de educação alimentar e o emprego de uma alimentação saudável e adequada dentro do ambiente escolar. A avaliação será realizada nos meses de junho e julho, tanto nas escolas da capital quanto do interior.

De acordo com a chefe da Divisão de Nutrição Escolar da SEE, Lorena Machado Lima, o objetivo da ação é avaliar nutricionalmente os alunos da rede pública a partir dos dados coletados do Índice de Massa Corporal (IMC). “Pelo IMC a gente consegue fazer um diagnóstico e traçar um perfil e por esse perfil realizar uma nutrição mais específica através da educação alimentar”, explicou Lorena Machado.

“Quando a gente tem o perfil dos alunos, a gente sabe com qual população estamos trabalhando e podemos diagnosticar de maneira mais adequada e específica de acordo com a carência de cada aluno, porque a gente não tem apenas uma prevalência apenas de desnutrição, mas também de obesidade”, afirmou.

A diretora da escola João Paulo II, professora Janete Bezerra, destacou a importância da realização da avaliação nutricional. “São crianças que acabam não se alimentando direito e isso acaba interferindo na aprendizagem e, com essa avaliação dá para suprir as necessidades das famílias”, disse.

Já a diretora da escola Ramona Mula de Castro, professora Cristina Araújo, também destacou a importância da avaliação nutricional realizada pela SEE. “Temos aqui crianças de baixa renda e dessa forma conseguimos conhecer o melhor o estado nutricional delas”, ressaltou.