Secretaria de Educação realiza etapa estadual dos jogos estudantis

Acre

20.07.2023

A Secretaria Adjunta de Esportes irá realizar, entre os dias 23 e 30 de julho, a etapa estadual das modalidades coletivas (basquete, futsal, vôlei e handebol) dos jogos estudantis. Ao todo, mais de 500 atletas dos diversos municípios acreanos (inclusive Santa Rosa) estarão em Rio Branco participando das competições.

Os vencedores da etapa estadual dos jogos da juventude, sub-17, irão para a cidade de Ribeirão Preto (SP), onde será realizada a fase nacional dos jogos, que é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A etapa nacional será realizada entre os dias 02 e 17 de setembro.

De acordo com o diretor de esportes da Secretária Adjunta, Júnior Santiago, os jogos da etapa regional dos jogos estudantis, sub-17, serão realizados no ginásio do Sesi e também no ginásio coberto. Já as modalidades individuais, segundo ele, acontecerão entre os dias 04 e 10 de agosto.

Entre as modalidades individuais que serão disputadas pelos estudantes estão o atletismo, natação, ciclismo, taekwondo, judô, wrestling, tênis de mesa, badminton, xadrez e ginástica rítmica (GR). As competições também acontecerão em Rio Branco e serão patrocinadas pelo governo do Estado.

Já em relação ao sub-14, a etapa nacional dos jogos estudantis será realizada no mês de setembro, em Rio Branco. Serão selecionados atletas e equipes para participar dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que este ano acontece em Brasília (DF) no mês de novembro. “Vamos reunir mais de 500 atletas e toda a logística será por conta do governo do Estado”, explica Júnior Santiago.

“É bom salientar que da etapa nacional irão participar, entre jogos da juventude, do COB, e dos jogos escolares, mais de 400 atletas. Todos eles irão representar o nosso Estado e toda a logística está sendo por conta do governo”, afirma.

Já em relação aos jogos universitários, eles iniciaram no último dia 17 (segunda-feira) e se estenderão até o dia 28 (sexta-feira). As modalidades coletivas estão sendo realizadas na quadra do Ifac e no ginásio coberto. A etapa nacional do Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), este ano, acontecerá na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no mês de outubro.