Secretaria de Educação realiza formação para professores da educação do campo

Acre

29.02.2024

As formações coordenadas pela diretoria de ensino da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) chegam a todas as modalidades. Desde a última terça-feira, 27, até esta quinta-feira, 29, acontece na escola técnica Maria Moreira da Rocha, a formação para professores e responsáveis pelo programa caminhos da educação do campo.

A chefe da divisão do ensino do campo, professora Maria Clara Geraldo Siqueira, explica que a formação acontece para todos os níveis de ensino, desde o fundamental, anos iniciais, passando pelos anos finais, até chegar ao ensino médio. “Isso tanto para as escolas de fácil acesso quanto para as de difícil acesso”, ressalta.

Além dos professores, participam da formação também representantes dos núcleos, o assessor responsável pelo programa nos municípios. “Nossa preocupação é chegar, principalmente, nas escolas de difícil acesso, onde o professor é o responsável pela unidade”, disse.

Para ela, a formação tem o objetivo de ajudar alunos e professores no novo ano letivo. “Estamos capacitando os professores por meio dessa troca de experiências para que eles possam estar em sala de aula ajudando os alunos na aprendizagem e no conhecimento”, afirmou.

Entre as professoras que participam da formação está Helena Milhomens Marques, que é gestora da Escola Ena de Oliveira de Paula. Para ela, cada formação é um aprendizado diferente e que as novas tecnologias vêm mudando as metodologias de ensino.

“Com as novas tecnologias temos condições de levar mais conhecimento para os alunos. Esse ano, por exemplo, temos muitas novidades, como termos que nunca utilizamos antes. Realmente, a gente precisa se reciclar porque o aluno da zona rural é o mesmo da zona urbana”, disse a professora.

A partir da próxima semana, segundo a chefe da divisão da educação do campo da SEE, a formação também chegará aos municípios do interior. A formação é dividida em áreas de conhecimento como ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e códigos e educação física.