Secretaria de Educação realiza I Jornada Pedagógica com representações dos municípios

Acre

23.01.2024

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) iniciou na manhã desta terça-feira, 23, a I Jornada Pedagógica para coordenadores pedagógicos e de ensino das representações da SEE nos municípios e também para representantes das redes municipais. A Jornada se estenderá até a próxima sexta-feira, dia 26 e está acontecendo no auditório da própria Secretaria.

A jornada é realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Acre (Undime/AC) e a abertura contou com a participação do secretário Aberson Carvalho (SEE), do secretário-adjunto de ensino, professor Sebastião Flores, do secretário-adjunto de administração da SEE, Reginaldo Prattes e da diretora de ensino, professora Gleice Souza.

Entre os principais objetivos do encontro está a qualificação dos assessores pedagógicos para que possam realizar o planejamento escolar, o qual passa tanto pelo calendário escolar quanto também pelas orientações pedagógicas a fim de auxiliar os professores em sala de aula já nos primeiros dias.

O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do encontro frisando que o calendário escolar tem data definida para iniciar e também para terminar. No caso, as aulas do ensino médio iniciam no próximo dia 19 de fevereiro e do ensino fundamental no dia 26 de fevereiro.

“Temos uma gestão democrática que tem autonomia das escolas, mas também tem regras, tem limitações e elas estão estabelecidas, inclusive, dentro desse calendário”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda os importantes resultados obtidos pelos estudantes da rede pública no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

“Foram centenas de notas acima de 800, tivemos alunos com 980 pontos na redação, tivemos com 960, com 940, com 920 e a qualidade da educação da rede pública se mede exatamente pela quantidade, pelo volume de notas satisfatórias que foram obtidas”, frisou.

Para realizar esse planejamento, de acordo com a diretora de ensino, professora Gleice Souza, são utilizadas como ferramentas os resultados das avaliações diagnósticas que foram realizadas com os alunos no final do ano passado. “Os resultados dessas avaliações apontam as maiores fragilidades dos alunos onde precisamos investir”, disse.

A professora Neiva Souza, que é coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Senador Guiomard, destacou que as orientações repassadas pela SEE serve auxiliar as redes municipais a traçar os rumos do ano letivo. “A partir daqui sentamos com os nossos assessores pedagógicos para traçar o nosso plano de ação”, afirmou.