Secretaria de Educação realiza reunião de orientações sobre os Conselhos Escolares

Amazonas

11.09.2025

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio da Gerência de Fortalecimento em Gestão Escolar (GForge), realizou, na tarde desta quarta-feira (10/09), uma reunião com a presença de assessores de Recursos Financeiros e coordenadores adjuntos Administrativos das Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs), para tratar de orientações sobre os Conselhos Escolares e suas ações integradas. 

O Conselho Escolar é uma peça fundamental no funcionamento da gestão escolar. Formado por representantes de pais, alunos, professores e funcionários, ele atua como um elo entre a comunidade escolar com o objetivo de deliberar, acompanhar e fiscalizar as questões pedagógicas, administrativas e financeiras da instituição. Ele fortalece a autonomia da escola, promove o compromisso de todos com a qualidade do ensino e ajuda a centralizar demandas da comunidade, garantindo uma educação mais participativa e responsável.

Durante a reunião, os técnicos da GForge apresentaram a base legal, o estatuto e a vigência dos conselhos escolares que, na rede estadual do Amazonas, já somam mais de 600 conselhos. Além disso, foi também apresentado o Programa Dinheiro Direto nas Escolas (PDDE), que tem como objetivo prover recursos financeiros de forma suplementar para atender necessidades prioritárias das escolas, contribuir para melhorias em infraestrutura física e pedagógica, incentivar a autogestão escolar e a participação comunitária.

“O intuito é fazer um encontro formativo do PDDE, do uso dos recursos financeiros dos programas que são destinados às escolas, do uso adequado, das prestações de contas”, reiterou o gerente da GForge, Maycon Oliveira.

 

Orientações

A técnica da GForge, Aline Lira, foi a responsável por apresentar o PDDE, sua legislação, o documento orientador para saldos remanescentes e o acesso às plataformas. De acordo com ela, as orientações se tornam necessárias para manter os  diretores aprovados no Processo Seletivo para a função de diretor escolar atualizados das práticas escolares.

“Sabendo que, agora com o processo seletivo, nós temos vários diretores novatos, e a gente precisa orientar e capacitar eles para esse conhecimento que é uma das funções do diretor escolar”, destacou a técnica.

 

TEXTO: Maria Eloá

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar