Secretaria de Estado da Educação aplica simulado do Saeto para estudantes do 2º e 5º ano da rede municipal de ensino

Tocantins

14.08.2025

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), iniciou na quarta-feira, 13, a aplicação da avaliação pelo Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto) nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática para os estudantes do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino em todo o Estado.

A ação ocorre por meio do Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Saeto), que proporciona identificar indicadores educacionais que precisam de políticas públicas para serem melhorados. A partir dos resultados, a gestão estadual em parceria com as redes municipais, fornece às equipes escolares informações sobre quais as necessidades de aprendizagem individual do estudante do Território do Tocantins.

O gerente da Gerência de Elaboração de Itens e Análise dos Resultados de Avaliação e Indicadores Educacionais da Seduc, Emerson Azevedo Soares, fala sobre essa avaliação. “É uma avaliação de acompanhamento que vai verificar o que foi alcançado de aprendizagem do início deste ano até este momento. A partir do resultado, é que podemos continuar com o trabalho nos meses seguintes até o final do ano”, afirmou o gerente.

Aplicação em Lajeado

No município de Lajeado, os estudantes da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro participaram da aplicação do simulado. Pela manhã, foi a vez dos estudantes do 5º ano, que participaram das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.

A diretora da Unidade Escolar de Lajeado, Daniella Rodrigues Carvalho Fraga, destacou o processo avaliativo. “É sublime avaliar como os estudantes estão em nível de aprendizagem. É por meio do resultado, com os índices identificados que podemos refletir sobre as ações desenvolvidas na escola a respeito das habilidades trabalhadas, e assim propor intervenções para melhoria”, destacou a diretora Daniella.

A técnica em educação da Secretaria Municipal de Educação de Lajeado, Núbia Santos, é uma das aplicadoras da avaliação. Ela comentou sobre a organização. “A Secretaria Municipal de Educação organizou todo o espaço, para que os estudantes possam responder os testes com tranquilidade. Anteriormente foram trabalhadas avaliações simuladas com as habilidades das matérias das provas. Agradecemos todos os envolvidos nesse processo avaliativo”, pontuou.

O estudante Luiz Henrique Ferreira Soares, 5º ano, participou da prova. Ele falou sobre a prova. “Espero passar de anos e melhorar a nossa escola. Eu quero ser técnico de enfermagem, assim como meu pai”, conclui.

Os estudantes estão cheios de sonhos profissionais, quando perguntados sobre que profissão gostariam de ter, muitos responderam citando algumas profissões como advogado, biólogo, médico, arqueólogo etc.

O Luis Neto, do 5ª ano, comentou sobre o nível da prova e seu sonho profissional. “Eu achei fácil, mas tenho mais facilidade com a língua portuguesa. Espero ter acertado bastante. Eu quero ser biólogo terrestre”, concluiu. 

Edição: Ana Luiza da Silva Dias/Governo do Tocantins

Abrão de Sousa/Governo do Tocantins