Educação de Santa Catarina inicia projeto para fortalecimento dos Centros de Educação Profissional

Santa Catarina

20.06.2023

Discutir melhorias para elaboração de projetos voltados aos Centros de Educação Profissional de Santa Catarina (CEDUPs) foi o principal objetivo da reunião técnica com coordenadores regionais de educação e gestores dos 20 centros profissionais de Santa Catarina. A formação e escuta da rede teve duração de dois dias em Florianópolis e contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e da Secretária Adjunta, Patrícia Lueders.

“Investir no ensino técnico e profissionalizante é compromisso do nosso governador Jorginho Mello. Os CEDUPs oferecem processos pedagógicos inovadores para a formação técnica, adequados às cadeias produtivas nos locais que eles estão instalados”, explica o Secretário Aristides Cimadon.

A Secretária Adjunta, Patrícia Lueders, complementa sobre a importância de fazer a escuta ativa com os profissionais da educação para promover melhorias. “Estivemos reunidos com os diretores dos CEDUPs e com as coordenadorias regionais para escutar e discutir as principais demandas dos centros profissionalizantes, para que possamos fazer políticas públicas adequadas, visando sempre melhorar a qualidade de ensino”, conclui.

As dinâmicas foram organizadas pela diretoria de Ensino da SED, que dará continuidade aos encontros com os CEDUPs. Após dinâmica em grupo, cada centro profissional apresentou as principais dificuldades relacionadas à infraestrutura, pedagógico e pessoal, que serão documentadas e discutidas na Secretaria de Estado da Educação, para destinação de investimentos e melhorias adequadas.

 

CEDUPs oferecem cursos técnicos gratuitos à comunidade

Os cursos dos CEDUPs são gratuitos e destinados a estudantes do Ensino Médio, que querem cursar o ensino técnico junto ao Ensino Médio e também aos que pretendem fazer alguma especialização técnica após o término do Ensino Médio. São cursos como contabilidade, informática, ciência de dados, enfermagem e muito mais, de acordo com a região em que os centros estão inseridos e adequados ao currículo do Novo Ensino Médio, contribuindo para o desenvolvimento do Estado.

 

Fortalecimento do Ensino Técnico e profissionalizante em Santa Catarina

Além de novas políticas e investimentos ao CEDUPs, em uma das frentes de trabalho, o governo de Santa Catarina firmou um acordo de cooperação com o SENAI, entidade da FIESC, para promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio.

A iniciativa irá atender imediatamente cerca de 7 mil estudantes e a expectativa da Secretaria de Estado da Educação (SED) é que o programa beneficie em torno de 10 mil novos estudantes por ano ao longo da gestão. A parceria permitirá a execução de cursos técnicos oferecidos pelo sistema como parte do eixo profissionalizante do novo ensino médio e a validação da carga horária dos cursos de aprendizagem profissional para alunos matriculados no novo ensino médio.