Educação de Santa Catarina realiza abertura do ano letivo com palestra sobre uso da inteligência artificial na educação

Santa Catarina

06.02.2024

A Secretaria de Estado da Educação realizou nesta segunda-feira, 05, a abertura do ano letivo de 2024 com a palestra “A Inteligência Artificial e o Trabalho Docente”, do professor Maurício Garcia. O evento também deu início a Semana Pedagógica, quando as escolas da Rede Estadual de Ensino iniciam os preparativos finais para receber os estudantes na volta às aulas, marcada para o dia 15 de fevereiro.

“Há uma esperança renovada nesse início de 2024. Nós sentimos, no nosso encontro de Lages, aquele fervor, aquele ânimo, aquele entusiasmo de trabalhar de um modo diferente em busca de uma educação de cada vez melhor qualidade. sobretudo porque a educação pública serve àqueles estudantes mais carentes do nosso querido Estado”, destacou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.

Durante a palestra de abertura, Maurício Garcia comentou sobre as formas como a tecnologia pode ser utilizada a favor da educação e apresentou algumas ferramentas para os profissionais da educação. “Tenho feito muita palestra sobre a inteligência artificial na educação e sinto muita apreensão. Quando eu olho para as pessoas, eu vejo educadores que têm muita experiência, existe uma história. É em cima dessa história que a gente vai construir um novo tempo”, disse.

 

Novo formato

Este ano, a Semana Pedagógica está diferente. O novo formato busca aproximar ainda mais a SED de quem vive o dia a dia das escolas e foi pensado a partir de observações dos profissionais da educação sobre formações anteriores. A partir desta terça-feira, o trabalho se intensifica nas Coordenadorias Regionais de Educação e unidades escolares, de maneira descentralizada.

Segundo a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, o objetivo da mudança é contemplar as diferentes realidades da Rede. “Nós acreditamos na descentralização, na autonomia. Os diretores e professores, a partir da sua vivência em sala de aula, têm realidades diversas. Nós temos hoje 295 municípios com várias realidades. É claro que a diretriz tem que ser estadual, mas a gente acredita na autonomia. Por isso, essa diferença da semana pedagógica”, explicou.

 

Conscientização sobre a dengue

A abertura do ano letivo também teve espaço para a conscientização sobre a dengue. A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou do evento e alertou para a importância de trabalhar a prevenção contra a doença: “Nosso apelo a esse conjunto de homens e mulheres comprometidos com a vida e com a educação é que reforcem com os seus alunos, com os pais, com toda a comunidade escolar, a importância da gente manter a vigilância nos focos de dengue”.