Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina realiza ato de posse do Comitê Integra SC

Santa Catarina

07.03.2024

Os membros do Comitê Estratégico Integra SC foram empossados na tarde desta quinta-feira, 7, durante um ato online. A criação do comitê faz parte da adesão de Santa Catarina ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Desde 2023, o Estado trabalha na construção da Política de Alfabetização do Território Catarinense em parceria com a Undime e outras instituições.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (SED) no comitê é a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders. Durante o ato, ela destacou a importância de trabalhar em regime de colaboração com os municípios: “É com muita alegria que nós instituímos o comitê, o que nos traz uma responsabilidade muito grande. Estamos fazendo história em Santa Catarina. E não abrimos mão da autonomia de cada município, a partir das suas realidades.”

O comitê é formado por outros 5 membros titulares e sete suplentes. Eles representam a SED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de Santa Catarina (Undime/SC), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (Uncme/SC), o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Fórum Estadual de Educação (FEE/SC).

As atribuições do Integra SC são apreciar, deliberar e monitorar as ações relativas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, analisar e aprovar políticas educacionais que visam fortalecer o programa em âmbito estadual, além de apreciar e aprovar relatórios relativos aos projetos e ações integradas entre Estado e Municípios de Santa Catarina, para subsidiar as tomadas de decisões do Ministério da Educação.

Além dos integrantes do comitê, o evento contou com a participação de Mônica Silva, representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a quem cabe a coordenação nacional de gestão da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa),e outros convidados.

Santa Catarina aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em 2023. O foco do programa nacional é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Um dos eixos do Compromisso é o da Infraestrutura, que prevê assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para que as redes possam dispor de materiais e instalar espaços de incentivo a práticas de leitura.