Secretaria de Estado da Educação do Paraná reúne municípios para divulgação de resultados da alfabetização e reforça apoio por meio do programa Educa Juntos

Paraná

11.06.2025

Nesta terça-feira (10), a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) realizou um encontro técnico com secretários municipais de educação de todo o estado, para apresentar os resultados da alfabetização de estudantes do 2º ano do ensino fundamental, aferidos pela Prova Paraná Mais. O evento, que reuniu mais de 1.200 participantes, marcou uma convocação direta da Secretaria aos municípios, cobrando ações concretas para reverter os baixos índices apresentados em grande parte das redes.


“Os resultados exigem de todos nós uma resposta à altura. Por isso, a Seed- PR, está mobilizada para oferecer apoio técnico, pedagógico e de gestão aos municípios. Mas é preciso que cada cidade assuma seu papel e intensifique os esforços pela alfabetização. Estamos preocupados com os dados apresentados e queremos dar a todas as crianças a oportunidade de aprender a ler e escrever com qualidade, garantindo que nenhuma fique para trás. A alfabetização é a base para o desenvolvimento educacional e social, e seu sucesso depende do comprometimento conjunto entre governo, escolas, famílias e comunidade.”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.


Durante o evento, a Seed-PR também reforçou a importância do Programa Educa Juntos, criado em 2020 por meio de decreto estadual e transformado em lei em 2022, justamente para apoiar as redes municipais nas etapas iniciais da aprendizagem. A iniciativa já distribuiu materiais didáticos, promoveu formações continuadas para professores e implementou ferramentas de avaliação diagnóstica e monitoramento pedagógico em centenas de municípios.


Para a secretária de Educação de Porto Barreiro, Maria Aparecida Pereira, o Educa Juntos fortalece diretamente o trabalho nas escolas do município. “O programa auxilia professores, gestores e coordenadores pedagógicos. Com esse apoio, conseguimos reforçar o aprendizado das crianças, garantindo o direito de serem alfabetizadas e preparadas para a vida”, afirmou.


Ela também destacou avanços na frequência escolar e na participação das famílias. “O material do Educa Juntos aproxima os alunos da escola e incentiva a interação com os pais, já que os livros são levados para casa e trabalhados em família.”


Em 2024, os dados da avaliação de alfabetização revelam um cenário desafiador no Paraná: 191 municípios apresentaram queda nos índices em comparação com 2023, enquanto 207 conseguiram avançar e apenas 1 manteve o mesmo desempenho.


Apesar do panorama desafiador, a Secretaria destacou avanços relevantes em cidades como Jardim Olinda e Itaguajé, ambas na região de Paranavaí. Os dois municípios registraram melhorias expressivas na taxa de alfabetização: Jardim Olinda saltou de 50% para 92,31% de alunos alfabetizados entre 2023 e 2024. Já Itaguajé avançou de 45,90% para 74,07%.


Por outro lado, cidades como Itaúna do Sul (37,5%), Rondon (43,0%), Iguatu (43,5%), Nova Aliança do Ivaí (43,8%), Congonhinhas (44,1%), Almirante Tamandaré (44,4%) e Jacarezinho (46,2%) estão entre as que apresentaram os piores desempenhos em 2024, com taxas de alfabetização significativamente abaixo da média estadual, que é de 70%. Mesmo a capital apresentou desempenho abaixo da média do estado: Curitiba, que concentra cerca de 11% das matrículas da rede municipal do Paraná, registrou 64,8% de alunos alfabetizados.


Além disso, municípios como Ourizona (-33,1%), Itaúna do Sul (-31,1%), Iguatu (-25,3%), Santana do Itararé (-24,5%) e Rondon (-23,0%) estão entre os que mais regrediram em relação aos resultados de 2023.


O secretário Roni Miranda reforçou que o Estado está comprometido com políticas públicas robustas para apoiar os municípios. “Os bons exemplos mostram que é possível avançar. Estamos fazendo a nossa parte e seguiremos lado a lado com cada rede municipal, oferecendo recursos e estratégias baseadas em evidências para garantir a alfabetização de todos os estudantes.”