Educação de Santa Catarina e Undime farão live com pais e responsáveis sobre a importância da família na escola

Santa Catarina

27.06.2023

Com o tema “Família e escola: pontes para a educação de qualidade”, a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a União dos dirigentes municipais de educação (Undime/SC) farão live com pais e responsáveis dos estudantes catarinenses. A transmissão terá a participação do Secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretária Adjunta, Patrícia Lueders e do presidente da Undime/SC, Alex Tardetti, que também é Dirigente Municipal de Educação de São Lourenço do Oeste.

A live será no próximo dia 04 de julho, às 19 horas, com transmissão no canal do Youtube da SED.

O Secretário da Educação, Aristides Cimadon, fala sobre a importância do tema para a educação catarinense. “Aproximar as famílias do dia a dia das escolas é uma das premissas do Governador Jorginho Mello. A família e a educação andam juntas”, conclui.

Poderão participar os pais e responsáveis das escolas estaduais e das escolas dos 295 municípios catarinenses. “Essa união entre estado e município é fundamental para a qualidade de ensino. Afinal, os estudantes são catarinenses, por isso, queremos fazer um diálogo com os pais e responsáveis, para conscientizar sobre a importância da participação da família na escola”, explica a adjunta da educação, Patrícia Lueders.

O presidente da Undime-SC, Alex Cleidir Tardetti, complementa que a presença familiar deve ser constante para uma educação mais efetiva. "Nós que estamos na linha de frente, precisamos ser a ponte que atua de forma estratégica na garantia do aprendizado das crianças e adolescentes, mas a escola também precisa da presença ativa dos pais nesse compromisso com a educação. Só assim conquistamos uma educação integral verdadeiramente de qualidade", finaliza.

Regime de colaboração entre municípios e Estado

O regime de colaboração entre município e estado já rendeu bons frutos para Santa Catarina. Segundo a pesquisa Alfabetiza Brasil, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), Santa Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.

Mais informações:

Fernanda Kleinebing
Assessoria da Secretaria de Estado da Educação
(48) 9 9948-9279