Secretaria de Estado da Educação participa da Jornada de Formação de Educadores de João Pessoa

Participação

06.02.2024

As jornadas pedagógicas de formação de educadores estão acontecendo em todo o Estado da Paraíba, com o objetivo de preparar os professores e gestores para o ano letivo de 2024. Em João Pessoa, a Jornada de Formação de Educadores do Municipal (Jofem), foi concluída nesta segunda-feira (5) e contou com a participação do Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, na composição de uma mesa redonda que discutiu a alfabetização das crianças e adolescentes na idade certa.

A mesa redonda de encerramento do evento ainda contou com a participação da Secretária Municipal de Educação de João Pessoa, América Castro; do Diretor Executivo da Associação Bem Comum, Vevéu Arruda; e da articuladora municipal do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, Francisca Josineide. Na pauta, foram discutidos diversos elementos técnicos voltados à alfabetização, como a gestão de governança, formação de educadores, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistemas de avaliação.

O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, lembrou sobre a importância da Alfabetização na idade certa e a parceria com os municípios. “A alfabetização das crianças e adolescentes na idade certa passa diretamente pela formação dos professores e educadores. Momentos como esse são fundamentais para alinharmos as políticas públicas de Educação para fazer valer este regime de colaboração do Governo do Estado com os municípios”, comentou.

A Secretária Municipal de Educação de João Pessoa, América de Castro, lembrou da programação que será desenvolvida na Jornada de Formação. “A Jofem marca justamente o pontapé inicial para que a gente faça o trabalho todo formativo do ano letivo de 2024. A gente está oportunizando, também, aos nossos profissionais serem palestrantes, porque temos muitos doutores e mestres na Rede Municipal de Ensino. Então, é um evento onde tivemos palestras, conferências, mesas redondas, minicursos e experiências exitosas. Neste encerramento, estamos destacando os debates sobre a alfabetização na idade certa e o regime de colaboração entre Estado e municípios. Por isso, convidamos o secretário Roberto Souza para conversar com os nossos profissionais de Educação”, disse.