Secretaria da Educação participa de Audiência Pública na OAB sobre segurança nas escolas

Paraíba

14.04.2023

O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, participou, nessa quinta-feira (13), de uma audiência pública na sede da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Paraíba (OAB-PB) para discutir a segurança nas escolas. Participaram da discussão o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; a presidente da Comissão de Defesa da Criança e do Adolescente da OAB-PB, Michelli Ferrari; o coordenador estadual da Infância e da Juventude do TJ-PB, Desembargador Romero Marcelo; a conselheira federal dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, Rebeca Sodré; a promotora de justiça da Infância e da Juventude, Soraya Nóbrega; o Coronel da Polícia Militar Carlos Sena; o Coronel do Corpo de Bombeiros Militar, Marcelo Augusto; e o Secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes.

Na oportunidade, foram discutidas soluções e alternativas para os casos de ameaças e notícias falsas envolvendo a segurança nas escolas. O Secretário de Estado da Educação, Roberto Souza, lembrou da importância da integração de forças para coibir os casos e ressaltou que o combate à violência deve ser feito dentro e fora dos muros das escolas.

“A maioria desses casos acaba não se materializando, porém causam pavor e afetam diretamente o funcionamento das escolas, temos sentido isso na pele todos os dias, com a enxurrada de mensagens dos pais. Felizmente, compartilhamos a responsabilidade dessa pauta com a Segurança, com as forças policiais e a Inteligência, que têm nos ajudado a identificar casos com muita rapidez. Eu diria que se existe um fenômeno que passa pelas escolas e estudantes, existe algo que também é externo à escola, que é a violência. A escola é um reflexo do que acontece na sociedade”, comentou o Secretário.

O Secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, lembrou que a pasta trabalha para conter as ameaças há meses antes da repercussão nacional. Nunes também ressaltou a importância de um trabalho conjunto entre o Poder Público e a família na Educação das crianças e adolescentes para prevenir casos de violência.

“Nós não iniciamos esse trabalho de agora. Desde antes, quando se iniciaram alguns ataques no Rio Grande do Norte, que já identificamos postagens com tom ameaçador. Desde então, está instituída uma força-tarefa com a participação da Polícia Civil, Militar, do Corpo de Bombeiros, do Gaeco, do Ministério Público, e, posteriormente, da OAB. Importante ressaltar que temos conseguido chegar rápido aos autores dessas postagens de tom ameaçador e que não houve qualquer tipo de ataque a escolas na Paraíba. Importante que esse momento gere reflexões se não estamos montando um exército de crianças com a personalidade corrompida, se não estamos delegando para a escola a Educação que deveria ser compartilhada com a família. Sabemos que as crianças e adolescentes estão expostas a conteúdos ameaçadores, a uma carga negativa de fake news, e isso precisa ser cuidado”, disse o secretário.