Secretária destaca o papel de cada servidor da Educação no sucesso dos estudantes

Mato Grosso do Sul

22.03.2018

A Secretaria de Estado de Educação (SED) realiza durante o mês de março 18 encontros da Teia da Educação 2018, que em sua quarta edição tem como tema “O protagonismo que faz a diferença”, a fim de refletir e valorizar o papel de cada um dos 22 mil servidores da Rede Estadual de Ensino, em suas diferentes funções, sejam elas pedagógicas ou administrativas.

De acordo com a secretária de Estado de Educação, Maria Cecilia Amendola da Motta, Mato Grosso do Sul tem sido referência e se destacado no cenário nacional, graças ao empenho dos servidores. “Em 2015, na primeira edição da Teia, colocamos um desafio e agora estamos mostrando os resultados, o tanto que a Rede Estadual de Ensino foi protagonista na aprendizagem dos estudantes”, explica.

O diretor da Escola Estadual Lino Villachá, Olivio Mangolim acredita que a Rede Estadual de Ensino é formada por uma grande equipe, com cada membro desempenhando um papel importante para o sucesso dos estudantes. “É por isso que estamos avançando, porque temos objetivos comuns e desenvolvemos metas coletivas que tendem ir além do que estava determinado. Somos uma teia, sim, a maior teia pela educação protagonista no País”, afirmou.

Para Mario Lucio, coordenador de Área de Matemática na Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís, a SED acertou não só na escolha do tema, mas ao abordar alguns pilares do nosso trabalho. “A secretária desenvolveu algumas coisas sobre a presença, a autonomia, o significado, a empatia e a audácia, eu gostei muito porque acredito que este momento tenha proporcionado uma reflexão importante para que façamos uma autoavaliação para sabermos em que ponto estamos nesse protagonismo”, destacou.

Simultaneamente ao encontro com a equipe pedagógica, a SED realiza a Teia da Educação com o corpo administrativo das escolas estaduais. O evento conta com a palestra “Os protagonismos dos profissionais da educação: o que te motiva?”, ministrada pela gestora do Núcleo de Psicologia Educacional da SED, Paola Nogueira Lopes.