Secretária Eliana Estrela recebe Cacika Irê para debater sobre Educação Escolar Indígena no Ceará

Ceará

18.01.2023

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) recebeu, nesta terça-feira (17), a visita da secretária dos Povos Indígenas do Ceará, Juliana Alves, Cacika Irê do Povo Jenipapo-Kanindé. Também estiveram presentes representantes da Organização dos Professores Indígenas do Estado do Ceará (Oprince), pertencentes às etnias Pitaguary, Tapeba, Anacé, Kanindé e Jenipapo-Kanindé. A delegação foi recebida pela secretária da Educação, Eliana Estrela, e pelo secretário executivo do Ensino Médio e Profissional, Helder Nogueira, para tratar de pautas relacionadas à educação escolar indígena.

Eliana Estrela lembra que o processo de ensino e aprendizagem tem papel fundamental no fortalecimento da cultura dos povos indígenas, promovendo a reafirmação das identidades étnicas, a valorização das línguas e dos saberes, assim como o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional.

“Precisamos, cada vez mais, garantir a oferta de educação nas comunidades indígenas, entendendo as necessidades e especificidades de cada povo, e mantendo o diálogo aberto com as representações, de forma a buscar melhores condições para nossos professores e estudantes”, ressalta Eliana.