Secretaria Estadual de Educação realizará I Seminário de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas

Prevenção

12.06.2019

Servidores que atuam na Educação no Estado de Rondônia participarão do I Seminário de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas no Trabalho, que será realizado no dia 17, das 8h às 12h,no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), campus Calama, em Porto Velho.

A psicóloga Clícia Henriques explica que os principais reflexos do uso de drogas entre os servidores são faltas recorrentes, atrasos, queda na produtividade, acidentes de trabalho, conflitos nas relações interpessoais, rotatividade de funcionários e até furtos. Atenta a este problema, a Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por intermédio da Gerência de Provimento, Avaliação e Saúde Ocupacional (Gpaso), determinou que o  Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/Seduc) realize o seminário.

Sirlei Barros, chefe do Núcleo de Saúde Ocupacional da Seduc afirmou que o propósito do evento é iniciar o Projeto de Educação, Prevenção e Acompanhamento sobre o uso abusivo de Álcool e outras Drogas (Pepad), junto aos servidores públicos da Seduc. A iniciativa contará com outras ações de intervenção no ambiente de trabalho. “A preocupação é com relação direta entre o uso de drogas e a diminuição da qualidade de vida e desempenho das funções laborais do trabalhador da educação em Rondônia”, alerta Sirlei.

Na ocasião, serão trabalhadas informações importantes sobre essa demanda que acomete servidores da Educação em Rondônia, e, para os quais despertou-se a preocupação em efetivar parcerias que alcance os servidores já adoecidos, bem como, prevenir que outros estejam nessa condição.

O referido seminário, contará com a colaboração dos seguintes palestrantes: o psiquiatra Dr. Nestor Ângelo D’ Andrea Mendes, que atua na saúde do trabalhador do Hospital de Base e Samu em Porto Velho e, a professora Drª e psicóloga, Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein, docente do quadro efetivo da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Serão participantes do seminário, equipe gestora e pedagógica das escolas estaduais de Porto Velho e da Seduc sede, representantes das instituições da rede de atendimento e colaboradores. “Esperamos público aproximadamente 200 participantes”, afirmou Clícia Henriques.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário eletrônico através do link através do link https://forms.gle/updvaA4mSuNT5fFi6 com prazo máximo de preenchimento até a próxima quinta-feira (13/06). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 32165298 ou e-mail: saudeocupacional@seduc.ro.gov.br.

PARCEIROS

O Núcleo de Saúde Ocupacional reconhece a necessidade de atuação transversal na implementação e articulação da rede de política sobre drogas, para promover tanto a prevenção como encaminhamentos para tratamento e reinserção social do servidor. As instituições parceiras e entidades convidadas para o evento são: Sesau, Seas, Agevisa, Iperon, CEE/RO, CRE/PVH, Crepad, Semusa, Unir, Ifro, Conen, CRP/RO e Casa Família Roseta.