Secretária Executiva discute Educação em Tempo Integral durante Jornada Pedagógica do município de Cabaceiras

Paraíba

08.02.2024

A Secretária Executiva de Gestão Pedagógica da Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), Elizabete Araújo, marcou presença na Jornada Pedagógica 2024 do município de Cabaceiras, localizado no Cariri paraibano. O evento abordou o tema “Conectados com a Educação do futuro”. Na ocasião, a secretária apresentou a palestra "Contribuições de práticas exitosas na Educação de Tempo Integral" onde destacou a importância da experiência com a educação em tempo integral, especialmente no contexto do município, que  deve implantar novas escolas nesse modelo em 2024, fortalecendo uma iniciativa iniciada em 2023.

A palestra, ministrada nesta quinta-feira (08), contou com a presença do prefeito Tiago Marcone, da secretária de Educação do município, Geane Araújo, do vice-prefeito Ricardo Aires, além de professores e gestores educacionais. Cabaceiras, conhecida nacionalmente como a "Roliúde Nordestina", tem se destacado não apenas culturalmente, mas também na área educacional, com resultados expressivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Pacto Alfabetiza Mais Paraíba. A presença da secretária Elizabete Araújo na Jornada Pedagógica é uma oportunidade para discutir as transformações necessárias para a implantação bem-sucedida da educação em tempo integral, especialmente no ensino fundamental.

"O município expressou à nossa secretaria a intenção e a decisão política de implantar escolas em tempo integral em 2024. Hoje, tive a oportunidade de estar aqui com toda a equipe da educação, incluindo professores e gestores, contando também com a presença do prefeito Tiago. Discutimos um pouco sobre as transformações necessárias, a importância de implementar a Educação em Tempo Integral no Ensino Fundamental e como esse programa municipal pode ser um divisor de águas para um município que já é referência no estado da Paraíba com seus resultados. É importante ressaltar que, no resultado da avaliação de fluência em 2023, o município obteve uma média de alunos proficientes acima até mesmo da média estadual, por isso esse momento é tão importante”, explicou Elizabete. 

A Jornada Pedagógica é um evento fundamental na Rede Municipal de Ensino, servindo como um momento de preparação para o início do ano letivo. Além de palestras e oficinas abordando temas pertinentes ao contexto educacional, como o modelo de educação em tempo integral, o evento também oferece espaço para o planejamento de atividades a serem desenvolvidas nas escolas. A presença maciça de profissionais da educação, gestores escolares e dos gestores municipais na Jornada Pedagógica evidencia o comprometimento do município com as políticas educacionais. O diálogo promovido durante o evento contribui para o compartilhamento de experiências e boas práticas, enriquecendo o cenário educacional não apenas em Cabaceiras, mas em toda a Paraíba.

Nesse sentido, a presença da SEE-PB, representada pela secretária Elizabete Araújo, nas Jornadas Pedagógicas dos municípios não apenas aquece o início do ano letivo, mas também promove reflexões importantes para o aprimoramento dos sistemas educacionais municipal e estadual. A Jornada Pedagógica de Cabaceiras teve início nesta quarta-feira (07) e segue até esta sexta-feira (09) no auditório Abdias Aires. O evento tem como parceiros o Instituto Alpargatas e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).