Secretária Raquel Teixeira acompanha primeiro dia da avaliação amostral da rede estadual

Rio Grande do Sul

24.08.2021

A secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira, acompanhou o primeiro dia de aplicação da avaliação amostral da rede estadual durante a manhã desta segunda-feira, 23. Com a participação do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, e do 3º ano do Ensino Médio, as provas ocorrem em 500 escolas gaúchas até a próxima sexta-feira, 27.

Foram visitados o Colégio Estadual Paraná, no bairro Cristal, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, no bairro Santa Tereza e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Piauí, no bairro Nonoai, todas em Porto Alegre. Durante a visita, Raquel Teixeira conheceu os espaços escolares e conversou com alunos e professores. “Fico muito feliz ao acompanhar de perto esse retorno presencial de nossos estudantes. Eles estão engajados na avaliação e estão seguindo todos os protocolos sanitários”, explicou.

A diretora da escola Paraná, Cátia Vargas de Alencar, comemorou a adesão dos estudantes neste primeiro dia de avaliações. “Estamos tendo um bom retorno dos alunos às aulas presenciais e acredito que chegaremos a altos índices de participação nesta avaliação. Nossos estudantes estão felizes em poder retornar à escola”, explicou.

Beatriz Rocha Gonçalves, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva,  destacou que desde o mês de maio vem sendo realizado um trabalho de busca ativa em sua escola. “Identificamos os estudantes faltosos e procuramos entender o motivo de não participarem das aulas, garças a esse esforço de toda a equipe, estamos alcançando um bom resultado”, resumiu.

As provas são nominais e realizadas exclusivamente no formato presencial. São 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática para o 5º ano do Ensino Fundamental, e 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.