Secretária Raquel Teixeira participa de debate sobre o aprimoramento da formação inicial dos professores

Rio Grande do Sul

20.04.2022

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, esteve presente, nesta quarta-feira, 20 de abril, no Seminário “O professor que queremos: fatores de qualidade na formação inicial docente”. O encontro, que reuniu representantes nacionais da área da Educação, foi promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), pelo Instituto Península e pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec). O evento tratou sobre o aprimoramento da formação dos professores no país e a qualidade da formação inicial dos educadores. A transmissão ocorreu pelos canais do Youtube da ABMES e da Anec.

“A reforma do Ensino Médio, a nova BNCC e as mudanças ocorridas no período da pandemia transformaram o papel do educador. Nós saímos de um modelo de Educação com foco no ensino e no professor e passamos a priorizar o aluno e a aprendizagem. Então, isso modifica o perfil do docente e muda o eixo do processo educativo. É preciso preparar os novos profissionais diante desta realidade”, explica a secretária Raquel Teixeira.

Ainda, de acordo com ela, é importante que as redes de ensino se aproximem das universidades para produzir novos conhecimentos e pensar, de forma conjunta, nas formações dos professores.

“Temos que criar oportunidades e aproveitar este currículo inovador do Ensino Médio para desenvolver novas práticas pedagógicas”, reitera.

O diretor presidente da ABMES, Celso Niskier, enaltece a importância de debater a formação docente para o desenvolvimento de políticas públicas na Educação.

“Trouxemos aqui personalidades e entidades representativas que compõe este ecossistema educacional com o objetivo de refletir e analisar as competências que compõe a formação destes novos profissionais. Agradeço a participação e o envolvimento de todos que contribuíram para este evento acontecesse”, afirma.

Presenças

Também estiveram presentes no evento os seguintes representantes: Maria Helena Guimarães de Castro, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE); João Batista, diretor presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec); Mozart Neves Ramos, membro da Câmara de Educação Básica do CNE; Mariana Breim, diretora de políticas educacionais do Instituto Península; Luís Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Vitor de Ângelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); Maria Alice Carraturi, consultora para ensino superior e formação de professores; Haroldo Rocha,  coordenador geral do Movimento Profissão Docente; Nonato Miranda, coordenador pedagógico da Universidade Paulista (Unip); e Sólon Caldas, diretor executivo da ABMES.

Grupo de Trabalho

Com o objetivo de criar consensos sobre qualidade na formação inicial de professores, a ABMES, o Instituto Península e a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) se uniram com importantes instituições de educação superior (IES) e, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Movimento Profissão Docente, formaram um Grupo de Trabalho que debateu sobre o tema ao longo de quatro meses.