Secretarias de Estado da Educação e da Articulação Internacional de Santa Catarina lançam edital para oferta de Licenciatura Letras-Alemão em Blumenau

Santa Catarina

19.06.2023

Em Santa Catarina, uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED) e a Secretaria de Estado da Articulação Internacional (SAI) vai promover a oferta de curso de licenciatura gratuita em Alemão, na modalidade presencial, no município de Blumenau/SC. O lançamento do edital para o credenciamento de instituições que vão ofertar os cursos aconteceu nesta sexta-feira, 16, no consulado da Alemanha em Blumenau.

O projeto piloto tem o objetivo de ampliar o ensino do idioma alemão em Santa Catarina e fomentar tecnologias e investimentos para o Estado. O curso e região de oferta foram definidos de acordo com demanda encaminhada pelos Consulados da Alemanha e da Áustria, tendo como base a necessidade de professores habilitados nas áreas específicas da rede estadual de ensino.

“A língua alemã precisa ser cultivada e ampliada, temos muitos municípios com escolas bilíngues, mas precisamos de mais professores formados na área. É desejo do governador Jorginho Mello capacitar os professores, proporcionando mais oportunidades para os estudantes e melhorando a qualidade de ensino nas escolas”, comemora a Secretária Adjunta da Educação, Patrícia Lueders.

“Nosso objetivo é ampliar a internacionalização do estado de Santa Catarina. Temos inúmeras vagas de trabalho, empresas querendo se instalar no Estado e precisamos de pessoas capacitadas. Iremos ampliar esse programa para que seja ponto de integração e para atrair empresas. É isso que queremos, queremos empoderar os catarinenses”, explica o Secretário de Articulação Internacional, Juliano Froehner.

Os cônsules da Áustria e da Alemanha em Blumenau, Mauro Kirsten e Susanne Klemtz Adam, conduziram a cerimônia. O lançamento também contou com a presença da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do prefeito de Pomerode, Ércio Kriek; e de autoridades locais.

 

Credenciamento das instituições de ensino superior

Com a assinatura da parceria, as Instituições terão 30 dias para manifestar interesse e encaminhar à Secretaria da Educação a proposta do projeto pedagógico para as formações. As turmas poderão ter até 35 estudantes.

Os recursos para as bolsas nas universidades serão do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). Após o credenciamento, as instituições selecionadas irão lançar edital com as regras e critérios para inscrição. As aulas devem iniciar até 14 de agosto.

Confira o Edital disponível aqui.