Secretário da Educação debate a educação indígena e quilombola com comunidades organizadas

Piaui

17.02.2023

A educação escolar para os povos indígenas e quilombolas foi pauta do encontro na última quinta-feira (16) entre o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, e lideranças comunitárias que reivindicam as demandas das comunidades relacionadas à formação profissional, Educação de Jovens e Adultos e educação básica.

O secretário Washington Bandeira pontuou o diálogo como a materialização de uma das metas do programa do Governador Rafael Fonteles que propõe a educação profissional explorando o potencial produtivo das comunidades. “Tivemos uma reunião importante para a afirmação e efetivação de direitos. Recebemos as lideranças quilombolas, indígenas e do movimento negro de vários lugares do Piauí para ouvir as temáticas para a valorização dos povos tradicionais e a promoção da igualdade racial, que são diretrizes expressas no Plano de Governo do governador Rafael Fonteles. No que compete à Educação, fortaleceremos essas pautas por meio da implantação de escolas indígenas, quilombolas, adequação das diretrizes curriculares, formação de professores e gestores, acesso ao Ensino Técnico e Profissional, alfabetização e Educação de Jovens e Adultos e inclusão digita”, declarou.

Líderes dos povos indígenas e quilombolas presentes nos municípios de Paulistana, Paquetá do Piauí, Campinas do Piauí, São João do Piauí, Piripiri e São Miguel do Tapuio estiveram na reunião.  O superintendente Paulo Henrique Pinheiro, da Superintendência de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA/SEDUC) encaminha o diálogo com estas organizações sociais visando atender às necessidades específicas das comunidades que se estendem pelos territórios em todo o Estado.

“Essas lideranças quilombolas e indígenas estão conosco em um grupo de trabalho para tratar o alinhamento em relação à educação técnica, profissional, alfabetização de jovens e adultos e nas comunidades quilombolas e indígenas. As comunidades buscam melhorias na oferta e cumprimento das diretrizes educacionais para as relações étnico raciais da cultura afro-brasileira e indígena no âmbito da educação básica. A longo prazo temos como proposta a implantação de uma escola indígena e uma escola quilombola no estado do Piauí”, informou o superintendente.

O grupo de trabalho, promovido pela SUETPEJA/SEDUC, envolve também outros setores da administração estadual como a Secretaria de Assistência Social (Sasc). A superintendente de Igualdade Racial, Assunção Aguiar, já esteve reunida com o grupo junto às lideranças quilombolas, indígenas e dos movimentos negros. Em uma primeira agenda foram discutidas ações de curto, médio e longo prazo para atender estas populações quanto à promoção da educação de jovens e adultos e educação profissional no estado.