Educação do Pará visita Sistema Educacional Interativo para estudar ampliação do programa

Pará

01.02.2023

A pandemia impossibilitou o contato presencial por longos meses e os professores precisaram se reinventar para dar continuidade ao trabalho, mesmo de longe. Nesse processo, a tecnologia foi uma grande aliada para que o contato entre escola, pais e alunos não fosse perdido. Unindo as experiências adquiridas com a reforma do Centro de Mídias no Amazonas e a implementação em São Paulo, o Secretário da Educação do Estado do Pará, Rossieli Soares, esteve na sede do Sistema Educacional Interativo (SEI) para definir os próximos passos de readequação do programa.

O Sistema Educacional Interativo é um programa que oferta ensino médio de forma remota, especialmente para alcançar alunos residentes de áreas rurais ou de regiões de difícil acesso. Foi fundado em 2018 e ganhou ainda mais força durante a pandemia. Entretanto, ainda há muito o que se fazer para garantir acesso para todos os estudantes já que, mesmo que pensado para alcançar as mais diversas localidades, o atual modelo do SEI não possui um aplicativo e tem oferta limitada pelo Estado. O Secretário da Educação pretende não apenas ampliar o alcance do serviço como revisar o conteúdo disponibilizado e fazer mudanças estruturais no estúdio do Centro de Mídias, localizado em Belém. 

“Temos muito trabalho pela frente. Vamos ampliar a oferta por todo o Estado para que o SEI seja uma ferramenta de estudos para todos os alunos, inclusive para estudantes de outras fases, como os anos iniciais e finais. O ensino remoto nunca substituirá o presencial, mas a partir dele podemos fortalecer nossa atuação”, afirmou o Secretário da Educação do Pará, Rossieli Soares.

Fellipy Fernando, Coordenador Geral do SEI, acompanhou a visita e está ansioso pelas mudanças que serão realizadas no progama. “Nós estamos muito otimistas com a presença do Secretário Rossieli aqui no Centro de Mídias. Toda experiência que ele tem na bagagem enquanto um Secretário com excelentes olhos para processos inovadores e pedagógicos visando recompor as aprendizagen, nos permite potencializar o Centro de Mídias, não só enquanto oferta do ensino médio para as localidades do estado do Pará. O projeto SEI tem tudo para ser ainda maior”, concluiu Fellipy.

 

Texto: Marcelo Júnior / Ascom Seduc

Foto: Daniel Guimarães / Ascom Seduc