Paraná
03.07.2025O secretário de Estado da Educação do Paraná, Roni Miranda, se reuniu na manhã desta quarta-feira (02), na sede da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), no bairro Portão, em Curitiba, com um grupo de 10 diretores de escolas estaduais da capital para um momento de escuta e troca de experiências sobre os desafios da rotina escolar. O encontro serviu também como oportunidade para proposição de políticas públicas voltadas ao aprimoramento da gestão escolar, fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade, além do incentivo à participação ativa das equipes gestoras na construção de soluções para os desafios cotidianos da rede estadual de ensino.
“A escuta ativa é essencial para que possamos avançar com políticas públicas que atendam, de fato, às necessidades das escolas e dos estudantes”, afirmou o secretário.
Participaram da reunião gestores de diferentes modelos: escolas Regulares, Cívico-Militares, de Educação Integral em Tempo Integral e instituições participantes do programa Parceiro da Escola.
Entre os principais temas abordados, a Recomposição das Aprendizagens foi apontada como uma das principais estratégias para recuperar e fortalecer os conhecimentos essenciais que os estudantes eventualmente não estejam conseguindo aprender ou tenham dificuldade de assimilar ao longo da trajetória escolar.
Neste contexto, Roni apresentou propostas para intensificar o processo de recuperação do desempenho dos alunos, por meio de ações pedagógicas específicas, apoio técnico às equipes escolares e uso estratégico das avaliações diagnósticas.
José Carlos Batista é diretor do Colégio Estadual Natália Reginato, no bairro Cajuru. “O encontro foi muito positivo porque nos permitiu contribuir com sugestões para a construção do currículo que será aplicado diretamente nas nossas escolas. Já estamos pensando na estrutura curricular para 2026, além das estratégias de recomposição das aprendizagens ainda em 2025. Também discutimos ações que impactam diretamente os estudantes, como a distribuição de materiais escolares e uniformes, que geraram excelente repercussão na comunidade escolar”, destacou.
Já para Alexandre Alves, diretor do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, no bairro CIC, um dos temas mais importantes abordados durante o encontro foi o atendimento à comunidade escolar.
“Esse momento de diálogo com o secretário foi de extrema importância. Tivemos a oportunidade de apresentar sugestões diretamente, sendo ouvidos de forma atenta. Abordamos questões fundamentais para o funcionamento das escolas, como o porte institucional, a alocação de pedagogos e o número de colaboradores. É significativo perceber que nossas demandas são consideradas na construção das políticas educacionais.”, afirmou Alexandre Alves, diretor do Colégio Estadual Protásio de Carvalho, no bairro CIC:
SAÚDE MENTAL NO FOCO - A saúde mental dos estudantes teve lugar de destaque nas discussões. O secretário Roni Miranda reafirmou o compromisso da Secretaria com a ampliação dos programas de apoio psicossocial nas escolas, lembrando que acolher, orientar e prevenir também fazem parte do processo de ensinar e aprender.
Outro tema trazido pelos diretores foi a convivência no ambiente escolar. Eles relataram situações do dia a dia envolvendo comportamento dos estudantes e os desafios que isso representa. Roni destacou que essas questões precisam ser enfrentadas com equilíbrio e responsabilidade, por meio de ações formativas, da mediação de conflitos e do incentivo a uma cultura de respeito e empatia.
Ele também reforçou a importância de envolver as famílias nesse trabalho, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade. “É na união de esforços que conseguimos promover o desenvolvimento integral dos nossos alunos e garantir um ambiente escolar mais saudável para todos”, afirmou.
"Pela condução da conversa, deu pra perceber que o secretário conhece os problemas que a gente enfrenta nas escolas. Foi bom ver que está disposto a ouvir e considerar as ideias que trazemos do dia a dia", finalizou Thyncia Fabiane Bernardino Cardoso, diretora do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, bairro Pilarzinho.