Secretário e chefes de núcleos regionais homenageiam escolas estaduais que se destacaram no Ideb

IDEB

09.08.2021

Todos os 32 NREs (Núcleos Regionais de Educação) do Paraná realizaram nesta sexta-feira (6) cerimônias – parte delas virtuais ou híbridas – para parabenizar profissionais e estudantes de 668 escolas com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2019. 

O secretário da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve na entrega dessas homenagens aos diretores de colégios do NRE Área Metropolitana Norte (que contempla 14 municípios), que aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação - Cenforpe, em Pinhais, na RMC. 

“O Ideb não é uma meta, o Ideb é uma consequência do trabalho realizado por todos os profissionais da rede. Fico muito orgulhoso e feliz pelo resultado, que é de vocês [diretores, professores] e dos alunos”, disse Feder, também parabenizando o esforço da rede para manter o ensino durante a pandemia, seja remoto ou presencial.

No último Ideb, o Paraná teve a alta mais expressiva do País (de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional.

Foi entregue o “certificado ouro” às escolas com os melhores índices e os maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), que foram divididas em dois grupos, por níveis socioeconômicos, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio. Foram reconhecidas de três a cinco escolas em cada um dos oito critérios nos 32 NREs (considerando três escolas para NREs menores e cinco para NREs maiores), sendo que uma mesma instituição poderia ser homenageada em mais de uma categoria.

Também presente no evento, o diretor de Educação Roni Miranda parabenizou os representantes da escolas pelo resultado, reiterou o incentivo ao retorno das aulas presenciais e a preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe a nota do Ideb e será realizado no fim deste ano. “É momento de usar todas as ferramentas e criatividade para recuperar a  melhor aprendizagem dos nossos estudantes”.

Saeb 2021 – No mês passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a realização do Sistema de Avaliação (Saeb) para o período de 8 de novembro a 10 de dezembro de 2021, em todas as unidades da Federação. A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pelo Inep para fazer o agendamento da aplicação dos testes.

Serão aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, com o objetivo de preservar a comparação entre edições e a manutenção da série histórica de resultados do Saeb e, consequentemente, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Certificado diamante – Na próxima semana será entregue o “Certificado Diamante” para reconhecer e homenagear as maiores escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, considerando escolas com mais de 600 matrículas. Serão premiadas as 50 maiores médias do Paraná e os 50 maiores avanços de média, entre os Ideb 2017 e 2019.