Secretário Fábio Faz visita Escola Estadual Santa Fé e garante que melhorar a infraestrutura da unidade é prioridade

Tocantins

12.04.2022

O secretário da Educação, Fábio Vaz, e a titular da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Palmas, Maristélia Alves, deram continuidade à série de visitas que estão sendo feitas para conhecer as demandas das escolas do Tocantins. Na manhã desta terça-feira, 12, os alunos e a equipe da Escola Estadual Santa Fé (região Sul de Palmas) foram ouvidos sobre as suas principais necessidades. 

A unidade foi construída em 1992 e é uma das mais antigas da rede estadual de ensino em Palmas. Atualmente, estão matriculados 299 alunos, distribuídos entre o 8º e 9º ano do ensino fundamental e nas três séries do ensino médio, nos turnos matutino e vespertino. A Escola atende os estudantes que residem nas imediações do Bairro Santa Fé e nos assentamentos rurais Prata, Santa Fé e Vila Agrotins.   

A coordenadora do setor de Programas e Projetos, Luciene Pimenta, trabalha na Escola desde o ano de 2015. A profissional conhece bem a realidade vivida pelos professores, alunos e corpo administrativo, bem como suas conquistas e seus desafios. “A Escola Santa Fé é muito importante para esta comunidade. A parte do ensino e o lado humano são excelentes. O que falta é uma estrutura física que possa atender melhor”, pontuou. 

A unidade escolar foi construída em um lote com área total de 4.405 metros quadrados. A estrutura inclui salas de aula climatizadas, refeitório, biblioteca, salas pedagógicas e administrativas, além de um ginásio poliesportivo. Apesar de ter um amplo espaço, a construção requer melhorias. O ginásio precisa de pintura e manutenção nos fechamentos laterais. As salas e os banheiros necessitam de reformas, ampliação, iluminação adequada e equipamentos. 

Essas melhorias já começaram a chegar. Neste ano, a biblioteca da Escola teve seu acervo atualizado com mais de mil livros. Para responder às demandas da comunidade escolar, um projeto de ampliação e reforma está em fase de finalização. O secretário Fábio Vaz destacou que visitar as unidades de ensino proporciona uma melhor visão do trabalho que precisa ser realizado. “Cada unidade tem suas especificidades e são nessas especificidades que precisamos focar para alcançarmos um processo de ensino e aprendizagem exitoso”, apontou. 

Sobre a Escola Estadual Santa Fé, o titular da Seduc destacou que a infraestrutura é deficitária. “Vimos aqui que a maior necessidade é um prédio com qualidade. Isso é essencial para oferecer um ambiente melhor a todos. Com todas essas dificuldades, percebemos a motivação dos professores e dos alunos. É uma Escola bem conceituada na região, com uma equipe muito envolvida, o que falta é melhorar a infraestrutura”, destacou.      

O chefe da Pasta afirmou ainda que, após conhecer a realidade do local, a reforma e a ampliação da unidade será prioridade para a gestão. “Finalizando o projeto, o próximo passo é o lançamento do edital de licitação para iniciar a obra ainda este ano, com recursos do orçamento estadual”, disse.      

Manhã movimentada 

A Escola teve uma manhã movimentada nesta terça-feira. Além da visita de gestores da Seduc, uma equipe do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está tirando títulos de eleitores dos jovens estudantes. Em outra sala, está sendo realizada a eleição dos novos membros do grêmio estudantil, responsáveis por representar os interesses dos alunos diante da comunidade e da direção escolar.  

Cristiano Viana/Governo do Estado