Tocantins
11.08.2025O Secretário de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, participou nesta segunda-feira, 11, do Seminário Estadual do Sobre o Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034, promovido pela comissão especial da Câmara dos Deputados em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto).
O seminário estadual tem como objetivo ouvir servidores que trabalham com a educação, além de discutir com a população e autoridades locais sobre o que deve ser feito para melhorar a educação no Brasil nos próximos dez anos, de forma que a educação seja construída cada vez melhor para todos.
O Secretário Fábio Vaz ressaltou que todas as Superintendências Regionais de Educação levaram representantes para que a discussão alcance todo o território tocantinense. “Esse momento escuta é muito diferente, porque traz pertencimento, é o momento para celebrarmos a educação e esse olhar de todos os ângulos possíveis, para contribuirmos e termos no Brasil o melhor plano da educação da história. Hoje o Tocantins é Selo Ouro, somos o estado que mais avançou em alfabetização no país. Tenho certeza que o nosso estado vem contribuindo muito com esse novo olhar para o PNE”, afirmou.
Representando o presidente da Aleto, Amélio Cayres, o deputado Ivory de Lira destaca que esse é um momento muito importante. “É a oportunidade que tem de todos que conhecem com propriedade o ensino de darem suas ideias e sugestões para que este país avance nos seus índices da educação. A Aleto está se colocando à disposição, por entender a responsabilidade que tem nesse debate para a população”, reforçou.
Para o Vice-presidente da Comissão Especial sobre o PNE decênio 2024-2034, Pedro Uczai, “o que nos une hoje é pensar em qual educação queremos para os próximos dez anos. Tenho certeza que esse plenário de hoje também vai contribuir para aperfeiçoar a proposta do novo plano”, pontuou.
Gabriela Rossi/Governo do Tocantins