Secretário Fábio Vaz visita unidades escolares da Diretoria Regional de Educação de Gurupi

Tocantins

14.03.2022

O titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, visitou, nesta segunda-feira, 14, unidades escolares pertencentes à Diretoria Regional Educação (DRE) de Gurupi. Acompanhado do secretário executivo da Pasta, Edinho Fernandes, e do diretor regional de Educação,  Antônio Carlos Pakalolo, Fábio Vaz percorreu os espaços escolares, a sede da Diretoria Regional de Educação (DRE) e ouviu as demandas de gestores, servidores e estudantes.

Em conversa com os servidores da DRE, o secretário destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela rede pública de ensino.

“A boa escola pública transforma a vida do estudante, principalmente o de menor poder aquisitivo. Queremos avançar na qualidade da Educação para que nossos alunos estejam em condições de competir com estudantes de escolas privadas , no Enem, no vestibular, nas olimpíadas escolares e nas disputas esportivas” enfatizou.

Espaço Maker

No Centro de Ensino Médio Ari Ribeiro Valadão Filho (Arizinho), a diretora Alana Linhares apresentou as instalações do Espaço Maker, um local preparado  para experimentação e auto expressão. “O intuito é possibilitar um espaço para que as ideias desabrochem. Isso permite despertar nos alunos o desejo e a atitude para criar”, ressaltou. A escola tem 850 estudantes matriculados no Ensino Médio.

Colégio Positivo

Ainda em Gurupi,  o Colégio Positivo, também  recebeu a visita dos gestores da Seduc. A unidade de ensino é conveniada com a rede estadual e oferece o Ensino Fundamental e Médio a 377 estudantes. Na ocasião, Edinho Fernandes relembrou sua atuação na escola como professor de educação física.

“Tive a honra de ser professor aqui por seis anos e muito me alegro em voltar hoje sabendo que poderemos contribuir com a Educação do Tocantins de modo mais abrangente”, frisou Edinho Fernandes.

Em nome dos servidores da Regional diretor Antônio Carlos Pakalolo, agradecer a visita. “Muito nos alegra ter hoje conosco esses dois grandes líderes, que estão no comando da Seduc, mas que são servidores de carreira, inclusive lotados anteriormente nesta DRE. Essa proximidade com os servidores, a busca pela resolução das dificuldades de cada escoa, demonstra que a Educação é olhada como um todo, pela atual gestão”, disse.

Alvorada

Em Alvorada, a comitiva esteve em três unidades de ensino., dentre elas  o Colégio Militar do Estado do Tocantins, Adjulio Balthazar. A escola tem 280 alunos do ensino fundamental e é dirigida pelo tenente Delmar Bezerra.

No Colégio Estadual de Alvorada, o diretor Márcio Neri mostrou à equipe da Seduc como está ocorrendo a implantação do Novo Ensino Médio na cidade. A escola é única que oferece o ensino médio no município e tem atualmente 370 alunos matriculados nesta etapa do ensino. “Tivemos cerca de 70 alunos aprovados em vestibular e desses, 30 foram  em universidades públicas. A nossa expectativa, é que com esse novo modelo possamos ter ainda mais aprovações”, relatou Márcio Neri.

Finalizando a agenda, a comitiva da Seduc participou da inauguração da Escola Estadual Ana Maria de Jesus. Para a reforma, foram investidos mais de R$1,9 milhões por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Banco Mundial.