Secretário Pinheiro busca atrair parcerias na Alemanha para a área da Educação

Bahia

11.09.2017

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, cumpriu agenda na Alemanha na última semana, onde negociou acordos de cooperação com focos na Educação e na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de energia solar. Na última quinta-feira (07), Pinheiro visitou o Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), universidade técnica estatal da Alemanha, localizada na cidade de Karlsruhe e mantida pelo estado de Baden-Württemberg.

Os convênios Bahia/Alemanha vão envolver assuntos como modelo de escolas, diretrizes de Educação Profissional, formação continuada, intercâmbio educacional e cultural, além de troca de experiências. “Esses convênios vão, necessariamente, envolver o Sistema S, com base no que já iniciamos na Bahia, com foco no empreendedorismo, Startup, novas práticas, cursos de curta duração e abertura de novas frentes vinculadas à demanda e perfil regional”, disse Pinheiro, ao completar que a ideia é centrar no modelo de escolas públicas com foco nas áreas das energias renováveis, porém adotando experiências em outras áreas.

Antes de visitar o KIT, o secretário se reuniu na Câmara de Comércio e Indústria  (Die Industrie- und Handelskammer Karlsruhe - IHK) com o secretário de finanças de Karlsruhe, Ragnar Watteroth, e  com o Dr. Udo Götschel, gestor de Comércio exterior e infra-estrutura da IHK, também para estabelecer parcerias na área da Educação. Na quarta-feira (06), Pinheiro esteve no Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), na cidade de Freiburg, onde negociou uma cooperação técnico-científica-educacional entre a Secretaria da Educação do Estado, o instituto alemão e o Senai/Cimatec da Bahia, com foco na energia solar. “A reunião foi excelente e acertamos uma troca de protocolos até o final de setembro, quando, após essa data, técnicos da Secretaria da Educação, do Cimatec e do Instituto Fraunhofer vão elaborar a proposta de Cooperação Técnico- Científica-Educacional”, destacou o Secretário. 

A agenda internacional do secretário Walter Pinheiro foi iniciada na China, onde participou de uma missão liderada pelo governador da Bahia, Rui Costa. No sábado (2), na China, (madrugada em Salvador), eles estiveram na sede da empresa Huawei, em Pequim, onde foi apresentada à comitiva do Governo da Bahia os produtos da empresa para as áreas da Educação, Segurança e Saúde. A Huawei é uma fornecedora global de soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Os produtos da empresa são usados em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de um terço da população mundial. "Conhecemos os produtos de ponta da empresa para avaliarmos de que forma podemos usar na Bahia, em atividades como telemedicina, monitoramento de ruas e nas escolas estaduais", explicou o governador. 

Segundo o secretário Walter Pinheiro, a visita à empresa foi voltada, inclusive, para a reestruturação do atendimento das escolas, no que diz respeito aos serviços de internet, tendo em vista que o Centro possui grande influência global no conceito de banda larga móvel. O secretário ressaltou que as parcerias que foram discutidas na China envolvem também as áreas de  Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), além da captação de investimentos em infraestrutura. “São ações estratégias que visam dotar as escolas da rede estadual de tecnologia e inovação, somando-se às medidas adotadas pelo Governo do Estado para fortalecer o eixo pedagógico das escolas e contribuindo para a melhoria da Educação no Estado”, disse Pinheiro.