Secretário Pinheiro integra comitiva da Bahia em missão governamental na China

Institucional

31.08.2017

Com o objetivo de integrar a comitiva do governador Rui Costa em missão internacional, o secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, embarcou nesta quarta-feira (30) para a China. Na agenda, Pinheiro vai buscar novas parcerias na área de Pesquisa, Desenvolvimento e inovação (PD&I) voltadas para a Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica e para o Ensino Superior, além da captação de investimentos em infraestrutura, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e energia solar.
 
“Vamos participar da agenda que tem a ver com a reestruturação do atendimento das escolas, focando a reestruturação da chegada da internet, até via satélite, mas também providenciar a parte central que é a infraestrutura, uma vez que estaremos reunidos com gigantes destas áreas”, destaca Pinheiro.
 
Após os compromissos no país asiático, o secretário cumpre agenda de trabalho na Alemanha, visando implantar na Bahia novos centros da Educação Profissional e Tecnológica com foco em energias renováveis e a colaboração para PD&I envolvendo instituições alemãs e baianas. Pinheiro destaca o interesse de estreitar, ainda mais, a relação com o Instituto Fraunhofer.
 
“O instituto já está em Salvador na parceria com o nosso Cimatec. A ideia é que a gente possa, a partir desta visita, estabelecer um desafio da construção de unidades da Educação Profissional e Tecnológica que trabalhem com energias renováveis; uma na região de Salvador e Camaçari e a outra deve ser levada para a região de Caetité, Guanambi e Pindaí, onde nós temos grandes Parques Eólicos instalados”, revela Pinheiro.
 
Missão - Na China, a comitiva liderada pelo governador Rui Costa também realiza negociações que estão destravando projetos importantes para o desenvolvimento do estado, a exemplo do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). Já estão agendadas mais de dez reuniões da comitiva baiana com empresários e autoridades locais.
 
Entre os compromissos já programados está a assinatura do memorando de entendimento com os representantes das empresas chinesas interessadas na construção da ponte que vai ligar Salvador à Ilha de Itaparica. A partir de agora, os chineses vão realizar estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental, complementares ao projeto de construção e operação do Sistema Viário Oeste, visando rever e validar sua estruturação.
 
Além de Pinheiro, também integram a comitiva do Governo da Bahia os secretários estaduais Fábio Vilas-Boas (Saúde), Bruno Dauster (Casa Civil), Jaques Wagner (Desenvolvimento Econômico), o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias, e a assessora de Relações Internacionais, Fernanda Régis. Em outubro de 2015, o governador Rui Costa fez sua primeira missão internacional, na Europa. Em 13 dias, foram cerca de 20 compromissos oficiais em três países: Alemanha, Itália e Espanha. Em março do ano passado, foi a vez de Rui e comitiva do Governo do Estado irem à China com o propósito de acelerar a execução de obras de mobilidade e infraestrutura na Bahia.