Secretário Pinheiro visita o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar na Alemanha

Bahia

06.09.2017

Como parte das ações da missão internacional do Governo do Estado da Bahia, o secretário da Educação, Walter Pinheiro, visitou, nesta quarta-feira (06), o Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar (ISE), na cidade de Freiburg, na Alemanha. Pinheiro foi recepcionado pelo diretor do ISE, Dr. Hans-Martin Henning, e conheceu as instalações do instituto, que realiza pesquisa de alta tecnologia na geração, distribuição e armazenamento de energia solar.

O objetivo é ampliar a parceria do instituto com a Bahia, com foco na oferta de cursos específicos na área e na implantação de novos centros da Educação Profissional e Tecnológica, voltados para as energias renováveis, e a colaboração para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). 

O governador Rui Costa já esteve no Instituto Fraunhofer, no final de 2015, em uma agenda sugerida por Pinheiro, que na época participava, em Brasília, de votações em curso no Congresso Nacional. Na ocasião, Rui também conheceu a escola profissionalizante Hoppenlau, que funciona nos moldes do Senac e existe desde 1926, na cidade de Stuttgart.

Pinheiro destaca que a sua visita é um desdobramento dessa agenda do governador. “A partir de um convênio já firmado com o Senai/Cimatec, que já é parceiro do Fraunhofer, vamos promover na rede estadual cursos específicos para a área de Energias Renováveis e a implantação de duas escolas com práticas e cursos específicos nessa área, com estruturas e prédios totalmente ajustados ao tema”, destaca o secretário, ao completar que as unidades escolares deverão ser instaladas na Região Metropolitana de Salvador e no Território Sertão Produtivo, na Região de Caetité, “mas a ideia é ofertar cursos em várias unidades da rede estadual”.

A agenda de trabalho de Pinheiro na Alemanha acontece na sequência de sua participação na comitiva do governo da Bahia na China.