Secretário se reúne com Diretoria Regional de Pontes e Lacerda e alinha planejamento para ano letivo

Mato Grosso

03.02.2023

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, se reuniu nesta quinta-feira (02.02) com membros da Diretoria Regional de Educação do polo Pontes e Lacerda (DRE). Foi alinhado com os diretores, coordenadores e secretários escolares o Planejamento do Ano Letivo de 2023 e discutidas propostas que foram apresentadas a ele.

A interação com as diretorias é fundamental para motivar e ponderar sobre as ações mais próximas da comunidade escolar de cada região, segundo o secretário. “É importante dizer que as nossas políticas de direcionamento estão dando resultado. Isso demonstra que estamos no caminho certo”, disse, ao citar as ações do Programa Educação 10 anos.

As 30 políticas públicas e mais de 135 ações que dão sustentação ao programa acelerou o processo de recuperação da aprendizagem no período pós-pandemia, além de consolidar na rede estadual uma das ações educacionais mais avançadas e ousadas do país: o Sistema Estruturado de Ensino.

A Seduc-MT também investiu em programas como o Alfabetiza MT - ação que contemplou avaliações de fluência em leitura, avaliações diagnósticas, avaliações formativas e profissionais, e contribuiu com o novo direcionamento à Educação.

Também foram realizados investimentos em tecnologias digitais para as salas de aula, conectividade nas escolas, no socioemocional, material didático complementar, além de aporte financeiro que garantiu a qualidade do ambiente escolar.

Professores receberam recursos para a compra de notebooks e contratação de pacotes de internet, e as escolas foram atendidas com Chromebooks para a comunidade estudantil.

“Mato Grosso saltou da 22ª para a 19ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, no IPEA – Indicador do Processo de Ensino e Aprendizagem (FGV), responsável pelas avaliações realizadas em 2022 com estudantes do ensino fundamental e médio, os resultados apresentaram índices positivos em todas as séries, com média de 5,10 e crescimento global de 18,9%", afirma Alan Porto. 

Na ocasião, a secretária-adjunta de Gestão Regional, Alcimaria Ataides da Costa, acolheu os profissionais da Educação e falou sobre a importância de cada um dos servidores enquanto peça fundamental nas escolas. “Essa evolução na educação pública de Mato Grosso tem uma parcela do esforço de cada um dos nós”, disse.

A diretora regional de Educação do polo Pontes e Lacerda, Andrea de Andrade, destacou a importância dessa interação. “Receber o secretário Alan, e a secretaria Alcimaria, aqui na DRE, foi importante para vislumbrar o que a Diretoria Regional representa, como é o seu funcionamento na região e o fortalecimento nos municípios pelo regime de colaboração”, finalizou.