Secretário Washington Bandeira dialoga com alunos e professores de José de Freitas

Piaui

08.02.2023

No início de fevereiro, a rede estadual de educação fez a abertura do ano letivo com diversas atividades pedagógicas nas escolas. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve no município de José de Freitas, localizado a 54 km de Teresina, participando da Semana Presente, ação de orientação e acolhimento para alunos e seus familiares.

As boas-vindas na manhã desta quarta-feira (8) aconteceram para os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Ferdinand Freitas e Centro de Educação em Tempo Integral (CETI) Antônio Freitas. “Participamos da semana de acolhimento que marca a abertura do nosso ano letivo. Estamos fazendo diversas visitas às escolas em todo o Piauí e em José de Freitas participamos de uma ótima conversa com os gestores e estudantes de duas escolas para ouvir as demandas no sentido de melhorar a infraestrutura e a abordagem pedagógica. Vamos buscar nas escolas estaduais as melhores condições para avançar nas transformações da educação no nosso estado”, disse.

O secretário Washington Bandeira conversou com os estudantes e respondeu perguntas sobre a melhoria na infraestrutura da escola e expansão da educação profissional no município.

“Nosso grande desafio é tornar a escola pública mais atrativa para os nossos alunos e conseguiremos isso melhorando a infraestrutura e aumentando as atividades para o ambiente educacional. Temos a escola de tempo integral e técnico-profissional como soluções para trazer mais atividades. Queremos expandir o número de matrículas desta modalidade, além do número de cursos, para que os nossos alunos sejam atraídos pelo ambiente profissional e tenham uma perspectiva de ingressos no mercado de trabalho”, declarou o gestor.

As visitas técnicas às escolas foram acompanhadas pelos superintendentes da educação estadual para que entendam as demandas e encaminhem as devidas resoluções para as unidades do município.

A oferta da educação profissional no CEEP Ferdinand Freitas atende a 639 estudantes distribuídos nos cursos de informática, edificações, segurança do trabalho, administração e farmácia.  Marinete Dias, diretora do centro de educação profissional, ressalta a importância de a gestão da sede acompanhar as atividades da Semana Presente.

“Estamos lisonjeados com a presença do secretário Washington Bandeira na nossa instituição de ensino, que é uma escola referência, com 69 anos de fundação. Nesta visita pudemos conversar com ele sobre as necessidades de adequações e aparatos para que possamos melhorar a qualidade de ensino dos nossos educandos”, informou a gestora escolar.

João Leonard fez o curso técnico de informática enquanto realizava o seu Ensino Médio. Emocionado, João destacou a importância de os estudantes serem incentivados na escola pública a alcançar seu potencial na educação.

“Eu também já fui estudante destas escolas como muitos que estão aqui, sou a prova de como a escola pública é forte. Consegui desenvolver um sistema operacional para TV Box integrado com Arduino com um protótipo de aranha e isto mostra que, mesmo diante das dificuldades, conseguimos superar as limitações com muito talento. Para onde eu for, levarei o orgulho de ser da escola pública comigo”, celebrou João Leonard.

Finalizando o seu Ensino Médio, o estudante José Victor cursa informática no Ceep. Ao colocar todo o seu conhecimento adquirido no curso em prática, ele trabalhou no desenvolvimento de uma placa solar. José Vitor mostrou-se animado com a implantação de cursos para robótica e energias renováveis na rede estadual.

“A vinda do secretário da educação mostra o interesse para saber a realidade da nossa escola e quer ajudar a aumentar o nosso desenvolvimento. É importante ter esses cursos para que estimulem outros colegas a seguirem uma carreira na área que já têm estudado no ensino básico.  Temos muito a ganhar com a vinda destes novos cursos”, comentou o estudante.

A continuidade do diálogo com os estudantes foi comemorada pelo gestor do Ceti Antônio Freitas, Areolino Cunha, que atende a 498 estudantes. “Estamos felizes pois conversamos com o secretário Washington sobre o investimento no ensino técnico para o município e nos faz pensar ir além do ensino básico. Este contato com os estudantes que expuseram as necessidades de infraestrutura em um canal aberto com o secretário da Educação é primordial para desenvolver o trabalho de aprendizagem adequado a realidade do alunado”, comentou.