Secretários de Educação do Nordeste realizam reunião de planejamento

Rio Grande do Norte

06.03.2024

Hoje (6), por meio do Consórcio Nordeste, os secretários de Educação dos estados nordestinos se reuniram em um encontro para discutir os desafios e estratégias para o avanço da educação na região. Realizada em Brasília (DF), a reunião contou com a participação dos representantes dos nove estados nordestinos, onde foram abordadas questões fundamentais para o aprimoramento do ensino.

Entre os temas discutidos, destacam-se a melhoria da qualidade do ensino, a formação continuada de professores, a inclusão educacional e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a educação básica. As discussões foram pautadas pela busca por soluções concretas e colaborativas para superar os desafios enfrentados pelos sistemas de ensino da região.

Os secretários de Educação também terão reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, com o objetivo de alinhar estratégias e estabelecer parcerias entre os governos estaduais e o governo federal. A expectativa é que esse diálogo contribua para o fortalecimento de políticas educacionais, como o programa Pé-de-Meia.

"Estamos diante de um momento crucial para a educação no Nordeste. Esta reunião dos Secretários de Educação representa o compromisso coletivo de enfrentar os desafios e construir soluções para promover um ensino de qualidade em nossos estados. A colaboração entre os governos estaduais e o diálogo com o Ministério da Educação são fundamentais para avançarmos na construção de uma educação inclusiva e transformadora", pontua Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Em janeiro, o Rio Grande do Norte sediou a reunião da Câmara Temática da Educação do Consórcio Nordeste. A solenidade aconteceu após a posse da governadora Fátima Bezerra na presidência do colegiado. A câmara visa abordar e propor soluções e encaminhamentos de questões educacionais de interesse comum, impulsionando o desenvolvimento e a qualidade do ensino em toda a área.