Secretários de Educação e presidente do FNDE discutem desafios e especificidades de gestão na Região Norte

Reunião Regional

21.06.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Ascom/Seed

Na tarde desta segunda-feira, 21, secretários de estado da Educação da Região Norte reuniram-se com o presidente do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) Marcelo Ponte para falar sobre os desafios de gestão na localidade.

A reunião via web, foi coordenada pela secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo, vice-presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), representando a região Norte e contou com a participação de Suamy Vivecananda secretária de Rondônia, Socorro Neri, do Acre e de técnicos do FNDE.

O encontro é resultado de uma solicitação do presidente do Consed, Vitor de Angelo, ao presidente do FNDE, para que os estados pudessem estar mais próximos dos técnicos do Fundo e com isso oportunizar a solução de questões burocráticas de convênios, além do recebimento direto de esclarecimentos e orientações.

Os principais questionamentos dos secretários para os técnicos do FNDE foram relacionados às obras do PAR (Plano de Ações Articuladas), sobre a correta inserção de dados no sistema e repactuação de convênios.

A secretária Leila Perussolo enfatizou que, além do saneamento de dúvidas e esclarecimentos sobre os programas e convênios federais via FNDE, as questões da Região Norte recaem sobre as peculiaridades da localidade.

“Nossas principais demandas são referentes às especificidades da Região Norte, como escolas localizadas em áreas de difícil acesso, em comunidades indígenas ou ribeirinhas, questões de logística quando demandamos aquisições e outros estados, entre outras situações peculiares da Região”, destacou Leila Perussolo.

Ela reforçou que o diálogo direto com o FNDE e com os demais pares secretários viabilizam a resolução de questões e promovem a celeridade de processos burocráticos necessários para a efetivação das políticas públicas educacionais.