Secretários estaduais discutem os temas urgentes da Educação em Brasília

Agenda da Aprendizagem

16.03.2023

Ensino Médio, avaliações nacionais e financiamento são alguns dos temas estratégicos discutidos no encontro dos secretários estaduais de Educação, que acontece até esta sexta-feira (17), em Brasília. Essa é a primeira reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) em 2023, após a eleição da nova diretoria da entidade em fevereiro.

Nessa quinta-feira (16), na primeira parte da programação, os secretários receberam o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), Manuel Palácios, com quem foi discutido IDEB, Novo ENEM e Novo SAEB. Aos gestores, Palácios garantiu que as decisões sobre as avaliações do Ensino Médio necessariamente serão tomadas a partir do direcionamento dos gestores estaduais, responsáveis por mais de 85% da matrícula da etapa de ensino.

Ficou encaminhado que INEP e CONSED irão se articular para definir as mudanças necessárias nessas avaliações. Manoel Palácios também adiantou que quer uma aproximação maior com os sistemas estaduais de avaliação.

Ainda nesse primeiro dia, os secretários definiram os temas prioritários que serão trabalhados pelo conselho nos próximos dois anos. São eles: Ensino Médio, Tempo Integral, Valorização dos Profissionais da Educação, Avaliação, Tecnologia, Financiamento, Regime de Colaboração e Educação Especial.

Nesta sexta, o conselho apresentará ao Ministério da Educação um levantamento sobre a implementação do Novo Ensino Médio nos estados.

Festival SESI de Robótica

A I Reunião Ordinária do Consed faz parte da programação do Festival SESI de Robótica, que acontece no estádio nacional Mané Garrincha, em Brasília. O diretor superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, esteve com os secretários nesse primeiro dia de encontro e falou sobre Educação e Trabalho, destacando a importância da parceria das redes públicas com o setor produtivo e de serviços. Quem também fez uma fala sobre esse tema, na programação do SESI, foi o ministro da Educação Camilo Santana. Os secretários acompanharam.

Foto de Gabriel Pinheiro/CNI