Educação inicia formação sobre Novo Ensino Médio para profissionais da rede

Santa Catarina

11.11.2021

Santa Catarina conta com 214.601 alunos regularmente matriculados no Ensino Médio e 39.897 professores espalhados por 711 escolas (dados de setembro/2021). Dessas, 120 são escolas-piloto, que já fizeram a flexibilização do currículo para o novo modelo em 2020.

O curso tem carga horária de 20 horas e será realizado de forma remota, por meio de conteúdo online. Os webinars de formação ocorrem até o dia 15 de dezembro. Mais informações podem ser acessadas aqui. 

Avaliação e certificação
Após assistir a todas as gravações de sua trilha formativa, o cursista deverá realizar a avaliação final, que é composta por uma questão de múltipla escolha de cada webinar da trilha. A avaliação estará disponível somente a partir de 01/12.
Serão certificados os cursistas que atenderem os critérios exigidos para a formação, completarem sua trilha formativa e atingirem aproveitamento superior a 60% na avaliação final. O certificado será disponibilizado em 2022 diretamente no portal SIGRH.

Quem pode participar
● Gestor/a ou assessor/a de direção de Escola de Ensino Médio e/ou CEDUP, em qualquer modalidade;

● Professor/a de Escola de Ensino Médio e/ou CEDUP, em qualquer modalidade;

● Supervisor/a da Coordenadoria Regional de Educação;

● Integrador/a de ensino da Coordenadoria Regional de Educação;

● Especialista (orientador, administrador, assistente, assistente técnico pedagógico, supervisor, entre outros) de Escola de Ensino Médio e/ou CEDUP, em qualquer modalidade.

Conteúdo
A formação será dividida em duas partes: Programação geral (16 horas) e Aprofundamento do Novo Ensino Médio (4 horas). Esse aprofundamento será dividido em dois grupos, um para as escolas-piloto do NEM e outro para as demais escolas que irão implementar o NEM, conforme esquema abaixo:

Trilha formativa para as escolas que irão implementar o NEM em 2022:
1. Arquitetura do Novo Ensino Médio
2. BNCC e Novo Ensino Médio na Prática
3. Pressupostos teórico-metodológicos
4. Marcos Legais e Visão geral do Novo Ensino Médio: BNCC e Construção do Currículo nos Estados
5. Princípio da flexibilização e da Integração curricular
6. Princípio do acolhimento das múltiplas juventudes e o contexto da escuta diagnóstica
7. Metodologias ativas - fundamentos históricos . Metodologias ativas na prática
8. Avaliação no Novo Ensino Médio
9. Visão geral da Parte Flexível
10. Projeto de Vida
11. Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento - Visão geral e organização no currículo
12. Formação Geral Básica por Área do Conhecimento (divida por áreas)
13. Componentes Curriculares Eletivos (divida por áreas)
15. Avaliação Final

Trilha formativa para as escolas piloto do NEM (que já oferecem o Novo Ensino Médio):
1. Arquitetura do Novo Ensino Médio
2. BNCC e Novo Ensino Médio na Prática
3. Pressupostos teórico-metodológicos
4. Marcos Legais e Visão geral do Novo Ensino Médio: BNCC e Construção do Currículo nos Estados
5. Princípio da flexibilização e da Integração curricular
6. Princípio do acolhimento das múltiplas juventudes e o contexto da escuta diagnóstica
7. Metodologias ativas - fundamentos históricos . Metodologias ativas na prática
8. Avaliação no Novo Ensino Médio
9. Visão geral da Parte Flexível
10. Projeto de Vida
11. Componentes Curriculares Eletivos e Trilhas de Aprofundamento - Visão geral e organização no currículo
12. Formação Geral Básica por Área do Conhecimento (divida por áreas)
14. Trilhas de Aprofundamento (divida por áreas)
15. Avaliação Final