Sed realiza conferência sobre Política de Alfabetização em preparação para o Conae 2022

Alfabetização

24.08.2021

A Secretaria de Educação de Santa Catarina (SED) vai promover nesta quarta-feira, 25, uma conferência preparatória com o tema “A Política de Alfabetização para a Rede Estadual de Ensino: ações para implementação do Currículo Base do Território Catarinense”. O evento, que terá transmissão ao vivo neste link a partir das 16h, faz parte das ações para a realização da etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2022).

O evento será apresentado pela gerente de Ensino Fundamental da SED, Paula Cabral, que trará novos detalhes sobre a Política de Alfabetização da rede estadual. “Diante das metas e estratégias do Plano Estadual de Educação e dos pressupostos da BNCC, da Proposta Curricular de SC e do CBTC, a política define ações decorrentes de três eixos estruturantes para assegurar a valorização docente, a melhoria das condições de aprendizagem e a formação inicial e continuada dos professores alfabetizadores”, explica.

A próxima edição do Conae terá o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A conferência será realizada em novembro de 2022, sob a Coordenação do Fórum Nacional de Educação (FNE). Até a data marcada para o evento, serão realizadas em todo o país as etapas municipal, regional e estadual.

Em Santa Catarina, sob a coordenação do Fórum Estadual de Educação (FEE/SC), entidade integrada pela SED, as conferências municipais – ou intermunicipais – estão marcadas para os meses de setembro e outubro, enquanto as regionais acontecerão em novembro. A etapa estadual do Conae, que tem lançamento previsto para o próximo dia 31 de agosto, será realizada nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2022;

Política de Alfabetização em Santa Catarina

A Política de Alfabetização da Rede Estadual de Ensino tem como objetivo estabelecer diretrizes que garantam o direito à alfabetização de crianças, jovens e adultos. Finalizado em junho deste ano, o documento foi construído com sugestões de profissionais que participam nas escolas e será implantado em 2022. Conheça mais sobre a política na edição 11 do programa Educação em Dia, que tratou sobre o assunto e está disponível no link.

Informamos que as chamadas públicas para Admissão de Professores em Caráter Temporário da Coordenadoria Regional de Educação de Xanxerê, no ano de 2021, a partir do dia 23/08/2021 vão acontecer de segundas-feiras, a sexta-feira, sempre que houver a necessidade de contratação de Professores.

Observação: As chamadas sempre iniciarão com horário previsto para as 19h dos dias que ocorrerão as chamadas até às 13h do dia posterior. A divulgação dos resultados, acontecerão a partir das 15h dia de término das inscrições.