Educação realiza projeto “Aprendizagem em ação” em escolas da rede estadual

Mato Grosso do Sul

07.08.2023

A SED (Secretaria de Estado de Educação), tendo em vista a preocupação com uma educação básica de excelência que contemple as especificidades e os desafios de estudantes no seu percurso de aprendizagem, desenvolve o projeto “Aprendizagem em ação”.

O Projeto propõe uma abordagem pedagógica personalizada, a fim de recuperar, de forma substancial e eficaz, as aprendizagens, elevar o rendimento escolar e reduzir as taxas de retenção e abandono de estudantes no ensino fundamental.

O público atendido constitui-se de estudantes de 6° e 7° anos que apresentam déficit de aprendizagem, principalmente, no que se referem à leitura, escrita, interpretação de texto, desenvolvimento das quatros operações matemáticas básicas, utilização de diferentes estratégias para calcular e raciocínio lógico.

Com esta finalidade, a Superintendência de Políticas Educacionais, por intermédio da Unidade de Coordenação Pedagógica e a Coordenadoria de Políticas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, selecionou, em 2023, cinco escolas para ofertarem o projeto: EE Maestro Heitor Villa Lobos, EE Orcírio Thiago de Oliveira, EE Professora Ada Teixeira dos Santos, EE Sebastião Santana de Oliveira e EE Professor Cleto de Moraes Costa.

Para a implementação e continuidade do Projeto nas Unidades Escolares contempladas, assessores escolares da Secretaria de Estado de Educação realizam acompanhamento contínuo, e fornecem subsídios à coordenação pedagógica e aos professores mediadores, que recebem orientações quanto às estratégias metodológicas, recursos diversos, entre outras sugestões.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo Unicop.