SED, Semagro e Fundect lançam Programa de Iniciação Científica e Tecnológica em MS

Iniciação Científica

29.04.2021

A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect), em parceria com a Semagro e a Secretaria de Estado de Educação de MS (SED), lançaram oficialmente o edital de bolsas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PICTEC). O evento, transmitido pela internet, contou com a participação de gestores escolares de todo o Estado.

O Programa é voltado para estudantes e professores do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino do MS, com o objetivo de conceder até 250 bolsas de iniciação científica no valor de R$ 400,00 mensais (para os alunos) e até 50 bolsas de R$ 800,00 mensais para os professores/coordenadores dos projetos aprovados.

De acordo com o programa, professores do Ensino Médio da rede pública de ensino de MS, que tenham pelo menos o mestrado, poderão inscrever seus projetos de iniciação científica. Cada projeto e orientador poderá contar com até cinco alunos bolsistas.

De acordo com a Secretária de Estado de Educação de MS, Maria Cecília Amêndola da Motta, o PICTEC vem para valorizar o trabalho de professores e alunos. “Estamos muito felizes com este Programa, agradecemos imensamente à Semagro e à Fundect por este edital de valorização profissional e também financeira de nossos profissionais. Projetos de iniciação científica já são desenvolvidos em nossas escolas, e agora com essas bolsas, dando um respaldo financeiro para os envolvidos, temos certeza que colheremos bons frutos num futuro muito próximo”, afirmou.

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 28 de abril e 01 de junho de 2021 por meio do sistema SigFundect. Todas as informações acerca do edital você encontra clicando neste link (página da Fundect).

De acordo com o diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, o edital nasceu após uma série de visitas a escolas da rede estadual e conversas com professores, diretores e alunos. “Conversando com as pessoas, detectamos essa demanda. São inúmeros projetos desenvolvidos nas escolas públicas de MS, e é nosso papel apoiar e incentivar a vocação científica destes jovens”, avalia Márcio.

Segundo o presidente do Conselho Superior da Fundect, e secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, investir em pesquisa é essencial para o desenvolvimento do Estado do Mato Grosso do Sul.

“Nosso entendimento é de que, de forma estratégica, a pesquisa deve ser estimulada desde a educação básica. Agora com esta oportunidade para alunos e professores do ensino médio, pretendemos colaborar com a produção científica das futuras gerações”, afirma Senna.

“Não há dúvidas de que países que investem maciçamente em ciência, tecnologia e inovação, tornam-se mais desenvolvidos em inúmeras áreas. Agora mesmo, em tempos pandêmicos, enxergamos nitidamente a dependência do país por insumos e medicamentos importados. Com o fomento de ações de valorização da pesquisa, quem sabe, em um futuro próximo, poderemos ser mais independentes neste setor, por exemplo”, finaliza.

O Secretário de Estado da Semagro, Jaime Verruck, encerrou o lançamento oficial do PICTEC, falando sobre o emprenho do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em colocar em prática este edital que poderá ser o responsável por um grande salto na produção científica do Estado em médio e longo prazo.

“O Governo do Estado investe no PICTEC mais de um milhão e seiscentos mil reais em recursos próprios. Nos próximos dias estaremos recebendo as inscrições e propostas de professores de todos os municípios do Estado, e queremos ao final voltar aqui para compartilhar com vocês os projetos aprovados. Não se faz educação sem pesquisa”, frisou.

As bolsas terão vigência de 12 meses e a previsão da Fundect é de que as mesmas sejam implantadas em setembro deste ano.