Educação implementa Programa de Formação em Gestão Escolar por Mentoria

Espirito Santo

10.01.2023

A Secretaria da Educação (Sedu) implementou o Programa de Formação em Gestão Escolar por Mentoria. Entre os meses de fevereiro e junho de 2022, foram convidados onze diretores escolares da Rede Estadual para participarem do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares.

O objetivo da ação foi visar ao aperfeiçoamento das gestões escolares e à elaboração de uma metodologia de Mentoria, além da identificação de experiências prósperas de gestão nas escolas públicas de Educação Básica. Também possibilitou estabelecer uma cultura colaborativa, trocas de experiências e a formação contínua entre diretores de escola, por meio de mentoria, que associa o processo formativo ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Programa de Formação

Neste ano, o Programa formou 46 diretores para atuarem como mentores e 5 diretores recém-ingressos participaram de processo formativo, por meio de mentoria. O programa tem parceria entre a Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (SEB/MEC), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e as secretarias estaduais de Educação.

No ano de 2023, o Programa vai realizar a mentoria com todos os diretores escolares que ingressarem na função e formará mais uma turma de diretores mentores. A partir de janeiro, a Mentoria ocorrerá sempre que houver o ingresso na função de diretor escolar e/ou quando um diretor receber a indicação de realização de formação continuada após análise de avaliação de desempenho.

A estrutura completa do Programa de Formação em Gestão Escolar por Mentoria está disponível nas Diretrizes Operacionais que podem ser acessadas por meio do Link: https://drive.google.com/drive/folders/1j1G_o3xnBC6rmoM8z4D9nEUAQNZvdjf0?usp=sharing

Texto: Thiago Mozzer

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br