Sedu orienta escolas da Rede a desenvolverem ações tecnológicas

Secretaria de Estado da Educação do ES

12.04.2019

Com o objetivo de desenvolver a cultura digital nas escolas da Rede Estadual a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) elaborou 16 cadernos orientadores com informações, sugestões e ideias de inovações metodológicas e tecnológicas para as escolas. Os cadernos, produzidos pelo Programa Sedu Digital, estão disponíveis na plataforma online https://bit.ly/2TAhvvH.

A assessora de Tecnologia Educacional da Sedu, Carmem Prata, relatou que o material pode ajudar as escolas na apropriação tecnológica nas dimensões de visão, competência, conteúdo digital e infraestrutura tecnológica. “A Sedu assumiu o compromisso de preparar as escolas para ofertarem uma educação conectada com a sociedade contemporânea, altamente tecnológica, atendendo aos princípios da equidade e da qualidade do ensino”, frisou Carmem.

Uma das gestoras que promove práticas inovadoras por meio do uso de tecnologias é Maria Amália Teixeira, diretora da Escola Germano André Lube, localizada na Serra. “A mudança que fizemos na nossa escola foi desde uma nova organização das salas de aulas até a utilização de metodologias tecnológicas inovadoras. Já ganhamos três prêmios pelo bom desempenho das atividades”, contou a Diretora.

Uma das iniciativas foi o ensino híbrido, modelo de educação que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o online, em que o aluno estuda sozinho, aproveitando o potencial da internet; e o offline, momento em que o aluno estuda presencialmente, com o grupo.

Amália explicou como funciona umas das práticas de ensino híbrido. “Quando utilizamos o método de ensino híbrido, os alunos estudam em mesas redondas, que chamamos de estações, em que cada uma tem sua forma de estudar, seja com os livros, com jogos, cartografia ou com computadores. Nesse modelo, o aluno passa por cada umas das estações”, explicou a diretora.

Uma atividade em específico que chamou a atenção dos alunos foi a proposta de cartografia, como contou o professor de Matemática, Delano Lorenzoni.
“Utilizamos a cartografia para ensinar matemática. Através de aplicativos de celular, por exemplo, os alunos aprenderam sobre fração, conversão de medidas, escala e geometria. Foi um sucesso entre os alunos”, falou Delano.

Pelas iniciativas, a Escola Germano André Lube ganhou os prêmios “Boas Práticas na Educação” e “Shell de Educação Científica”.

+ Sedu Digital

O Programa Sedu Digit@l busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver cultura e experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar. Isso acontece por meio de formação e assessoramento aos professores, uso de metodologias ativas, estímulo ao engajamento dos estudantes e produção de conhecimento e a valorização das produções escolares.

Dentre as ações propostas pelo Sedu Digit@l estão: Reforço da aprendizagem e aprofundamento dos estudos via plataforma de busca de conteúdos digitais; Pré-Enem Digit@l; EJA e CEEJA Digit@l e Plataforma de Cursos.

Texto: Soraia Camata