Sedu reúne profissionais da Educação para debater ‘Rede de Proteção’

Secretaria de Educação do ES

28.11.2019

O Programa Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie) da Secretaria da Educação (Sedu) reuniu profissionais da Rede Estadual, nessa quarta-feira (27), na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória, para debater o tema “Rede de proteção e cuidados em saúde para pessoas em situação de violência”.

Participaram do encontro professores, diretores e pedagogos das escolas-piloto do “Projeto de Vida Novo Ensino Médio” e das escolas que estão localizadas em territórios do Programa “Estado Presente em Defesa da Vida”. O encontro foi promovido em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), o Programa Apoie e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope).

Segundo a coordenadora do Programa, Priscila Maria do Nascimento Pereira, a Política Nacional de Promoção da Saúde e de Redução da Morbimortalidade por acidentes e violência prevê essas ações da Secretaria da Saúde junto à Educação e o Apoie está abrindo caminhos para essa atuação intersetorial.

“A promoção da saúde e da cultura de paz, além da prevenção de violências contra crianças e adolescentes, é papel de todos. Por isso, o planejamento para 2020 é levarmos essas ações nas rotinas de nossas escolas”, afirmou a coordenadora.

Apoie

O Programa Apoie tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento intelectual, emocional e social dos alunos. É conduzido por uma equipe formada por profissionais da área de Psicologia e Serviço Social para promover ações psicossociais do cotidiano escolar. Esses profissionais atuam na Unidade Central e nas Superintendências Regionais de Educação (SRE), em conjunto com as escolas, buscando soluções que colaborem com o bem-estar e o rendimento escolar dos alunos.

As principais ações a serem desenvolvidas pela Ação são:

- Realizar reuniões no âmbito da unidade escolar para construção de intervenções mediante evidências de demandas psicossociais; e identificar as questões psicossociais que impactam a comunidade escolar;- Mapear a rede de atendimento público de saúde, assistência social e demais instâncias, estabelecendo parcerias;- Construir formulários e protocolos que orientem as escolas no acolhimento e encaminhamento de demandas psicossociais, quando for o caso;- Promover ações de prevenção e intervenção visando à melhoria da saúde emocional no ambiente escolar;- Estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais e Estaduais de assistência social, saúde, educação, direitos humanos, bem como com instituições privadas, instâncias jurídicas, organizações não governamentais, organizações da sociedade civil, organizações sociais, organizações da sociedade civil de interesse público, entre outras.

Confira a Portaria nº 108 AQUI.

Texto: Soraia Camata