Seduc Agro: Educação leva inovação, sustentabilidade e protagonismo estudantil para a Agrotins 2025

Tocantins

12.05.2025

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) marca presença na Agrotins 2025 com um estande inovador e sustentável. O evento, realizado entre os dias 13 e 17 de maio no Parque Agrotecnológico Engenheiro Mauro Mendanha, em Palmas, conta com uma programação diversificada promovida pela Seduc, que inclui palestras, exposições e a apresentação de projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual.

Desde 2024, o estande da Seduc é montado com containers reutilizados e estrutura funcional baseada em princípios de sustentabilidade. Neste ano, a estrutura conta com cobertura de policarbonato com proteção UV, tendas "shade" e parede de cascata, que aumentam o conforto térmico. Elementos como pallets, usados em bancadas e no espaço instagramável, reforçam a estética sustentável e moderna.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca que a Agrotins é uma importante vitrine para mostrar os projetos que são desenvolvidos nas escolas. “A Agrotins é uma oportunidade valiosa para apresentarmos o trabalho que vem sendo feito nas nossas escolas. O Tocantins é referência em educação na Região Norte, e aqui mostramos como nossos estudantes estão aplicando na prática o que aprendem em sala de aula, com projetos que aliam inovação, sustentabilidade e desenvolvimento para o campo”, completou.

Mais de 1300 estudantes vão passar pelo estande durante os cincos dias de feira. Além disso, o espaço é aberto para todo o público da Agrotins 2025.

 

Projetos escolares

Cinco projetos escolares ganham destaque no estande, todos desenvolvidos por estudantes e professores das Escolas Famílias Agrícolas e dos Colégios Estaduais com cursos técnicos na área do agro:

  • Projeto Sistema de Aquaponia:  Sistema integrado de cultivo de peixes e hortaliças que economiza até 90% de água, promovendo produção sustentável mesmo em regiões com escassez hídrica.
    Unidade Escolar: Colégio Estadual João Tavares Martins
    Cidade: Araguaçu
     
  • Projeto Agro evolução na Agricultura Familiar: Foco no fortalecimento da agricultura familiar com tecnologias sustentáveis, produção de mudas e ações práticas de apoio aos pequenos produtores.
    Unidade Escolar: Colégio Estadual Agrícola Brigadas Che Guevara
    Cidade: Porto Nacional
     
  • Projeto Construção de estufa para produção de mudas de hortaliças: Produção de mudas de hortaliças com materiais recicláveis e técnicas agroecológicas, promovendo segurança alimentar e sustentabilidade.
    Unidade Escolar: Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio
    Cidade: São Salvador
     
  • Projeto Adaptabilidade de abelhas nativas em colmeias construídas com materiais alternativos: Estudo da adaptabilidade de abelhas nativas em colmeias feitas com materiais alternativos, como concreto com isopor, contribuindo para a preservação ambiental e a inovação.
    Unidade Escolar: Escola Família Agrícola de Porto Nacional
    Cidade: Porto Nacional
     
  • Projeto Chocadeira agroecológica: Equipamento construído com materiais recicláveis e naturais, que possibilita a produção de aves de forma acessível e sustentável.
    Unidade Escolar: Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo
    Cidade: Esperantina

Palestras e experiências interativas

A programação do estande também conta com palestras diárias sobre temas atuais como energia solar no campo, uso de drones na agricultura, financiamento rural, letramento climático e sustentabilidade, cadastro ambiental rural e produção sustentável de sabão a partir do cultivo do mamão.

Além disso, os visitantes podem participar de experiências interativas com inteligência artificial e visitar exposições promovidas por grupos da Seduc, como o GAPJ (Grupo de Apoio à Juventude) e o GEP/GPTEC (Gestão de Educação Profissional e Técnica).

Expansão da Educação Profissional

Em 2025, a Seduc ampliou em 58% as matrículas da educação profissional, passando a oferecer cursos técnicos em 62 escolas da rede estadual, alcançando mais de 4 mil estudantes. Os cursos abrangem desde Agropecuária, Agroecologia e Zootecnia até áreas como Segurança do Trabalho, Informática, Marketing e Enfermagem, promovendo formação qualificada em 42 municípios tocantinenses.

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins