Seduc AL institui Núcleo de Formação Continuada para a Educação

Alagoas

23.04.2018

Texto de Manuella Nobre

Com foco no desenvolvimento de uma política educacional e melhoria das redes a partir da qualificação e valorização dos seus profissionais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) criou um Núcleo Estratégico de Formação Continuada (NEF). A portaria foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 17 de abril.

Ligado à Superintendência de Políticas Educacionais, o Núcleo será coordenado pela Gerência de Educação Básica e atuará na proposição, elaboração, coordenação e implementação de políticas e diretrizes específicas de desenvolvimento profissional, a partir de ações voltadas para a construção de um Plano Estadual de Formação Continuada. É o que explica a gerente responsável, Fabiana Dias.

“O objetivo é orientar o planejamento de prioridades e ações, pautado nas demandas estratégicas e ações formativas dos profissionais que atuam na educação básica, tudo em conformidade com o Plano Estadual de Educação”, pontua Fabiana.

Ainda segundo a gerência, o NEF será composto por servidores da rede estadual, entre coordenação, formadores estaduais e regionais e articuladores de ensino. Estes serão responsáveis pela identificação de públicos, espaços formativos e necessidades de aprendizagens dos profissionais, do professor aos gestores, das unidades escolares e Gerências Regionais de Educação (Geres).

“Será criado um banco de formadores onde serão credenciados os docentes e profissionais técnico-especializados para eventual prestação de serviços como formador nas ações de formação continuada da Seduc, que serão divulgados posteriormente”, declara Fabiana.

Todas estas ações visam fomentar o desenvolvimento de pesquisas e produções técnico- científicas dos profissionais da Educação.