Seduc-AL lança campanha “Doe livros” para escolas das redes públicas

Alagoas

11.04.2019

Texto de Ana Carolina Lima

Buscando incentivar a leitura e compartilhar conhecimentos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, esta semana, a campanha “Doe livros”. Uma oportunidade para quem tem um livro parado na estante e deseja compartilhar conhecimento com alunos das redes de ensino básico em Alagoas. Os interessados devem procurar, em qualquer época do ano, a escola pública mais próxima de sua residência para realizar a doação.

O único requisito estabelecido pela Seduc é de que os livros estejam em boas condições de uso. Podem ser doadas obras literárias infantis, juvenis e adultas, bibliografias, histórias em quadrinhos, periódicos, literatura de cordel e dicionários das línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

São alvos da “Doe livros”, escolas da rede estadual e das redes municipais. A iniciativa abrange todo o território alagoano, em prol da divulgação dos conhecimentos que os livros carregam consigo.

Escola e comunidade - O estreitamento da relação entre escola e comunidade também é um dos focos da campanha. A “Doe livros” visa abrir as portas da escola para que a população que vive no entorno possa participar não só como doadora, mas também como leitora dos livros cedidos, ocasionando, assim, numa maior participação da comunidade dentro do ambiente escolar.

A ação promoverá, futuramente, um Dia D para que as escolas possam desenvolver atividades voltadas para o desenvolvimento e estímulo do hábito da leitura, além de reforçar a relação entre a escola e o local no qual está localizada, convidando os habitantes para participar de tais atividades.