Seduc prepara programação especial para celebrar o "Mês da Mulher" em Alagoas

Alagoas

11.03.2019

Texto de Ana Paula Lins

No mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) elaborou uma programação especial para evidenciar o protagonismo feminino, seu empoderamento, o combate à violência e a luta pela igualdade. As ações acontecerão durante todo o ano letivo e envolverão professores, servidores e estudantes da rede estadual de ensino.

“São ações que visam estimular em toda a comunidade educacional atitudes de respeito e valorização de meninas e mulheres e a cultura de paz, combatendo a desigualdade e a violência”, explica Andreia Alves, supervisora das Diversidades da Seduc.

Uma das ações previstas é o lançamento do Prêmio Cenira Angélica de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra Meninas e Mulheres. O prêmio leva o nome da professora viçosense Cenira Angélica Ventura da Silva – brutalmente assassinada pelo companheiro em março do ano passado – pretende reconhecer ações pedagógicas do cotidiano escolar que promovam o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas.

“O prêmio foi criado para dialogarmos com a comunidade escolar no sentido de dar visibilidade a práticas que promovam o respeito e a cultura de paz nas escolas”, complementa Andréia. O edital do Prêmio Cenira Angélica deve ser publicado na próxima semana no Diário Oficial do Estado (DOE).

Além do Prêmio, estão previstas ações de empoderamento feminino que estimulem meninas e mulheres a ocuparem espaços que ainda possuem pouca representatividade feminina, além de seminários e webinários e disponibilização de materiais pedagógicos na plataforma Escola.